Inspire-se nos projetos selecionados e saiba como criar uma área especial para organizar maquiagens

Mês da Mulher

Difícil encontrar uma mulher que nunca sonhou ter um espaço exclusivo para cuidar da beleza em casa. Pois saiba que é possível reservar um cantinho para organizar maquiagens e outros produtos sem gastar muito, basta criatividade e bom gosto. “Qualquer área pode ser usada, desde que possua iluminação correta e uma cadeira confortável”, diz a arquiteta Eduarda Corrêa. Entretanto, os ambientes mais indicados são o quarto , o closet ou o banheiro . “Assim, temos um espaço só nosso e podemos nos arrumar sem pressa”, completa.

Depois de eleger o local, chega o momento de escolher os móveis. As peças devem ser práticas e revestidas com materiais laváveis e que não manchem com facilidade, como vidro, laminados, Corian ou granito. O mármore deve ser evitado, pois o contato direto com a maquiagem pode danificá-lo. Penteadeiras com diversas gavetas e espelhos acoplados estão entre as peças favoritas. “Elas são práticas e podem ser deslocadas de um lado para outro com facilidade”, afirma a arquiteta Eliane Kruschewsky.

O mobiliário ainda deve ter espaço para acomodar todos os itens das vaidosas de plantão. Não esqueça de criar divisórias internas e prateleiras. “Porém, é fundamental deixar os produtos de beleza sempre à mão”, explica Eliane. E o principal, a maquiagem deve ser colocada em locais secos e em temperatura agradável (longe da incidência de raios solares). “É um cuidado básico para que não ocorram modificações químicas ou evaporações”, explica a arquiteta Margareth Menezes.

Invista na luz

Um verdadeiro camarim no banheiro da arquiteta Brunete Fraccaroli. Espelho com lâmpadas ao redor e pia fechada para organizar os produtos de beleza
Divulgação/Tuca Reinés
Um verdadeiro camarim no banheiro da arquiteta Brunete Fraccaroli. Espelho com lâmpadas ao redor e pia fechada para organizar os produtos de beleza


A próxima etapa é caprichar na iluminação. “ Lâmpadas posicionadas ao redor do espelho, como um camarim, são as mais indicadas”, ressalta Esther Schattan, sócia da empresa de móveis Ornare. A dica é optar pelas incandescentes, pois a luz fria modifica as tonalidades e pode atrapalhar o make-up. “As dicroicas também devem ser evitadas pois esquentam muito”, alerta Margareth. Já os LEDs , segundo ela, podem ser usados à vontade. “Não interferem na temperatura e não alteram a cor. São mais caros, mas o consumo de energia é mais baixo e o retorno financeiro aparecerá rapidamente”, afirma.

Quase tudo certo, falta apenas o melhor amigo das mulheres, o espelho. “Ele deve ficar na altura exata da linha dos olhos. O posicionamento é importante para facilitar o trabalho de maquiagem . Recomendo colocar também um modelo de aumento bem próximo ao rosto. Assim, ninguém precisa fazer malabarismo para se embelezar”, diz Eduarda.

Em seguida, basta escolher o melhor modelito, caprichar no visual e ficar pronta para receber todos os elogios.

Serviço:

Brunete Fraccaroli
Rua Batataes, 460, 4º andar – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3885-8309

Eduarda Corrêa
Alameda da Serra, 360, 2º andar – Nova Lima (MG)
Tel: (31) 3285-5529

Eliane Kruschewsky
Rua das Alfazemas 761, sala 310 – Salvador (BA)
Tel: (71) 2203-4141

Erica Salguero
Rua Barão do Serro Largo, 205 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2093-8658

Flávio Miranda
Rua Haddock Lobo, 1398 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3085-6746

Gerson Dutra de Sá
Avenida Pavão, 955, conjunto 13 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 5044-2830

Hits
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 958 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3083-3989

Luciana Tomas
Rua Michigan, 1382 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 5505-8487

Margareth Menezes
Rua Tenente Ricardo Kirch, 780 – Curitiba (PR)
Tel: (41) 3014-6994

Ornare
Tel: (11) 4615-4244

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.