Nova coleção de Paola Lenti surpreende pela qualidade e maciez dos móveis destinados ao jardim

Um monastério Franciscano do século 15, com varandas renascentistas, pátios internos e jardins secretos, em Milão, serviu de cenário para o lançamento que faltava para se ter certeza de que a área externa já não se basta com uma bela piscina ou projeto paisagístico. É preciso mobiliá-la com peças confortáveis, com design único e cores surpreendentes, sem que haja distinção frente ao mobiliário interno. A não ser devido à grande resistência às intempéries.

Respeitada por sua pesquisa de materiais e tramas únicas, recheadas de delicadeza e texturas surpreendentes, a designer Paola Lenti apresentou no histórico edifício da I Chiostri dell’Umanitaria sua nova coleção de tapetes e móveis recobertos com tecidos exclusivos. A maior parte deles desenvolvidos com fibras sintéticas cheias de tecnologia, que, surpreendentemente, garantem a mesma delicadeza e maciez dos fios naturais.

“Nosso trabalho é misturar o passado e o presente, a modernidade da tecnologia e a tradição dos diferentes trançados para compor peças que podem ser usadas tanto na área externa quanto interna da casa”, afirma Anna Lente, irmã de Paola e diretora da empresa. Na paleta de alternativas estão mais de 50 tipos de tramas e fios, que podem ser combinados em mais de 50 cores, gerando tapetes e revestimentos impermeáveis de diferentes tonalidades e texturas.

No portfólio 2011 estão a delicadeza do tapete Toccando l’Invisible, com a definição da palavra invisível escrito em braile, dando novo sentido ao trabalho com relevo, e as novas cores vibrantes – pink, verde limão e púrpura - da linha Joy, que conta com poltrona desenhada por Patricia Urquiola (que também trabalhou com fibras plásticas em peças criadas para outras marcas como Moroso).

Mais focada no desenvolvimento dos fios e tramas, Paola Lenti vem trabalhando também em parceria com o designer Francesco Rota para o desenho dos sofás, cadeiras, poltronas e demais móveis da marca, que aos poucos começam a surgir em diferentes materiais. Caso das mesas e estante da linha Plano e Giro, feitas com tampo em concreto ultrafino - “tratado para ser ultrarresitente”, diz Anna -, e das divisórias e coberturas da linha Cabanne, feitas com madeira de reflorestamento .

No Brasil, Paola Lenti é representada pela loja Casual Design .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.