Saiba o que não pode faltar na decoração da casa nesse ano que começa

Divulgação
Reaproveito de materiais e madeira certificada estarão em alta
2010 já se despede e os planos para 2011 começam a ser postos em prática. O regime que nunca sai do papel, a decisão de viajar, descansar, mudar de emprego, enfim, o momento é propício para sonhar e pensar em coisas novas. Dentro de casa, essa história não poderia ser diferente. Pode ser um bom motivo para renovar os ambientes e comprar o sofá que tanto gosta, trocar as cortinas ou investir em um papel de parede. Para acertar, entre em sintonia com as tendências para o próximo ano.

Sustentabilidade
A principal aposta de decoradores e arquitetos continua a ser a preocupação com a natureza. Móveis, revestimentos e técnicas construtivas que não agridem o meio ambiente estão no topo da lista de tendências. “Criações que valorizam a eficiência energética e a reciclagem terão cada vez mais expressão”, diz a arquiteta Gislene Lopes.

Projetos inteligentes
Funcionalidade é a palavra de ordem para 2011. Nada de divisões internas que não prezem pelo conforto. Salas amplas integradas a cozinhas gourmet são sempre boas soluções para reunir a família e os amigos. Móveis com dupla função também se encaixam nesse quesito. “Na cozinha, por exemplo, a geladeira pode estar embutida no armário, assim como o micro-ondas e a cafeteira”, afirma a arquiteta e designer de interiores Maite Maiani.

Vintage
Ponto para quem tem uma peça antiga em casa e deseja repaginá-la. Essa técnica vem com tudo. “A ideia é resgatar itens de família e transformá-los de acordo com as tendências contemporâneas”, comenta Maite. Segundo ela, vale reformar uma cadeira clássica e aplicar laca brilhante e colorida – uma das maiores apostas para o ano-novo.

Arte em casa
Para Gislene, a arte está sempre associada à decoração. “Portanto, não deixe de ter uma obra bem legal em casa”, afirma. Invista em peças que combinem com a proposta dos ambientes e, principalmente, com sua personalidade.

Papéis de parede
Papel de parede 3D da Tergoprint
Divulgação
Papel de parede 3D da Tergoprint
O revestimento continua em alta e é ótima alternativa para quem deseja dar vida aos ambientes. “Os modelos com desenhos geométricos e muito brilho devem aparecer entre os mais pedidos”, afirma Maite. Praticidade também não pode faltar. “Os laváveis serão muito usados”, completa Gislene.

Pink, sim
Na opinião de Maite, a cor chega com força total e promete estampar paredes, móveis e detalhes. “O tom está em alta e é uma boa pedida para levar feminilidade aos projetos”, diz. No entanto, é importante saber combiná-la. “Escolha tons pastel, verde-maçã ou cinza – não há risco de errar”, ressalta.

Viva os mosaicos
Há uma infinidade de materiais para criá-los. Os azulejos continuam entre os preferidos – vale escolher peças com estampas diferentes e saber misturá-las. Os de mármore são boas opções para quem deseja um ambiente sofisticado. “Existem também aqueles feitos com materiais mais inusitados, como madrepérola”, diz Maite.

O charme do acrílico
Este material promete atrair muitos adeptos em 2011. Possui cores variadas, que vão desde as neutras até as mais vibrantes, e pode ser usado para compor móveis, divisórias de ambientes, lustres e até revestimento.

Mix de estampas
Assim como na moda, misturar cores e desenhos variados pode deixar sua casa ainda mais alegre. A proposta é ousar. “Mas não esqueça de deixar sua personalidade transparecer nas escolhas”, ressalta a arquiteta Monique Granja.


Serviço:
Gislene Lopes
Rua Timbiras, 138 – Belo Horizonte (MG)
Tel: (31) 3281-4133

Maite Maiani
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2128, conjunto 1002 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3031-4400

Monique Granja
Tel: (21) 9624-3563

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.