Publicidade
Publicidade - Super banner
Casa
enhanced by Google
 

Apartamentos pequenos cheios de espaço

Conheça três casas espaçosas e confortáveis com menos de 75m²

Juliana Guimarães, especial para o iG São Paulo

Integrar os espaços, investir na iluminação ideal e em materiais nobres foi a aposta do arquiteto e designer de interiores Gerson Dutra de Sá para dar mais espaço e conforto ao apartamento de 40 m² de uma jovem cliente de 20 anos, “supermoderna e exigente”.


O primeiro passo foi remover as paredes que separavam a cozinha da área de estar e do home office. “Virou tudo um único ambiente”, diz. Grandes luminárias quadradas, de acrílico branco, e o aparelho de som foram embutidos no forro de gesso.

No piso, ele optou por porcelanato em tom neutro (cinza) e com grandes dimensões. Alternativa para causar a sensação de amplitude. Um rodapé branco, com 20 cm de altura completa a estrutura.

A bancada que acomoda o fogão foi estendida e se transformou no espaço para saborear as refeições. O tampo é de granito preto absoluto e os bancos na cor vermelha possuem 90 cm de altura. Na lateral, um rasgo na parede acomoda luzes, criando um efeito charmoso ao ambiente.

Como a ideia era não pesar o ambiente, Dutra de Sá optou por um móvel de laca branca fosca superfuncional e sob medida para a sala de estar. “Uma mesma peça abriga livros e objetos de decoração, o home theater e espaço para os estudos”, comenta.

O sofá escolhido (Artefacto Basic) possui uma ligeira inclinação em uma das extremidades. “Como não havia espaço para um modelo com chaise, escolhemos esse que conta com assentos mais largos.”


Ambientes multifuncionais

Ele trabalha no mercado financeiro e adora tocar guitarra. Ela é nutricionista e não abre mão dos exercícios físicos. Com esse perfil em mãos, o arquiteto Saulo Szabó desenvolveu um projeto prático e contemporâneo no apartamento de 70m².

“Eles me pediram ambientes amplos e flexíveis. Tive de estudar muito o espaço, pois a metragem reduzida seria um desafio”, comenta.

Entre as diversas solicitações do casal estava um espaço para que ele pudesse tocar guitarra e uma sala de jantar para quatro pessoas. A alternativa foi desenvolver cômodos reversíveis que pudessem ser bem aproveitados.

A antiga parede que separava a cozinha da sala foi demolida e deu lugar à uma bancada usada para as refeições mais rápidas. Para compor a sala de jantar, o arquiteto escolheu uma mesa retangular com cadeiras nas cabeceiras e em apenas um dos lados. “Dessa forma, garantimos a circulação livre e podemos acomodar até mais duas visitas.”

O ambiente destinado à música fica integrado ao jantar. Os móveis foram escolhidos para dar conforto e não atrapalhar o desempenho do guitarrista. Caso da poltrona, que também pode ser usada como apoio na sala de estar, e do armário escondido ao lado do sofá do home theater, que pode ser usado como roupeiro e porta-bagunça.

Para conferir a sensação de amplitude no banheiro, os profissionais do escritório optaram por trocar todos os revestimentos. O material antigo foi substituído por pastilhas brancas, louças na mesma cor e bancada de vidro. “Esses acabamentos dão leveza ao ambiente”, finaliza.


Portas de correr para não perder espaço

A primeira vista, ter espaço livre em um apartamento de 75 m² não seria grande problema, mas com apenas um morador, não havia a necessidade de manter os dois quartos originais, uma vez que a sala apresentava dimensões diminutas.

Foi o que levou as arquitetas Melissa Paro e Camila Missura a transformar o segundo quarto em home theater e levar para o corredor a estante de madeira que armazena os livros. Nas paredes, muito branco para garantir a luminosidade.

Na cozinha foram instaladas duas bancadas: uma seca para o preparo das refeições e outra para higienização. Os armários foram instalados na parte superior da parede e não contam com portas. “Essa característica facilita a visualização dos alimentos”, afirmam.

Para não atrapalhar a circulação e não ocupar espaço, a porta que separa a cozinha do ambiente de jantar é de correr. Truque que também foi utilizado entre a salas de tevê e estar.

Serviço:

Gerson Dutra de Sá
Tel: (11) 5044-2830/9982-2028

Melissa Paro e Camila Missura
Tel: (21) 2512-9696

Szabó e Oliveira Arquitetura
Tel: (11) 3266-5756

 

Leia tudo sobre: apartamentos pequenosdecoração

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG