Não importa a época, um móvel rústico combinado a uma decoração contemporânea sempre cai bem

Acordo Ortográfico

O rústico não se abala pelo tempo. Não importa a época, um móvel rústico combinado a uma decoração contemporânea sempre cai bem. O projeto criado por Frederico Morán e Haroldo de Barros Rodrigues para o living da mostra CAD Casa Arte & Design desse ano é a prova disso.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Nesse ambiente, com grandes vãos de vidro e cercado de jardins, o estilo contemporâneo se mostra através dos materiais e tecidos. São fibras naturais com tons suaves entre o off-white e o fendi, e detalhes de verde e amarelo queimados.

A harmonia com o clássico das obras de arte e de algumas peças do mobiliário resulta no equilíbrio do ambiente. Nossa proposta foi criar um espaço agradável para conviver e receber amigos, com classe e descontração, explicam os arquitetos.

Segundo a arquiteta Monique Granja, o uso de móveis rústicos combinados com móveis contemporâneos, além de ser uma tendência atual na decoração de interiores, permite que o ambiente fique mais aconchegante, descontraído, além de aproveitar os materiais de demolição e as fibras naturais, o que vem a reforçar o objetivo da sustentabilidade.

O mesmo conceito foi utilizado na garagem da CAD, criada por Ana Claudia Marinho Rodrigues e Manuela Gonçalves Moreno. Elas quiseram criar um ambiente multiuso, onde o dono da casa pudesse receber os amigos, programar viagens, guardar seus equipamentos de esporte e lazer, além de estacionar suas bicicletas e outros meios de locomoção.

Como é muito preocupado com o meio ambiente, o proprietário tenta não usar o carro para se locomover, por isso a ausência de um na Garagem, explicam as arquitetas. O estilo totalmente moderno do espaço foi definido pela fachada, modificada com painéis certificados pelo selo Green Building.

Como escolher

Não se preocupe muito com o móvel em si, e sim como ele será inserido no ambiente que você deseja. Isso não significa comprar qualquer móvel, claro, o design é importante, mas não fique preocupado se na hora parecer que o ambiente vai ficar visualmente um pouco pesado, pois essa sensação pode ser quebrada com a ajuda de móveis de outros estilos.

A preocupação maior ao adquirir móveis rústicos é compatibilizar as dimensões e o design desses móveis com o mobiliário contemporâneo selecionado, feito em aço ou vidro, revestido em couro ou em seda, de forma que essa combinação traga personalidade ao lay-out projetado", diz Monique.


Leia mais sobre: decoração

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.