Elas são práticas e modernas, apesar de sua antiga origem no Oriente Médio e na África

Os povos dessa região tinham o costume de usar treliças e ripados de madeira para se protegerem das variações fortes do clima, que causam fortes tempestades de vento e areia.

No século 18, na França, um modelo fabricado com lâminas estreitas e paralelas de madeira tornou-se popular sob o nome persienne. Na Itália é conhecida com veneziana e no Brasil virou persiana.

O controle da quantidade de luz é uma característica especial das persianas, pois elas não permitem a entrada de raios solares, o que protege os móveis, mas deixa que a claridade chegue ao ambiente tornando-o confortável e aconchegante. Além de criar esses efeitos e sensações, as persianas proporcionam mais privacidade ao espaço onde se encontram.

"Em nossos empreendimentos, usamos janelas persianas, pois além de proporcionar a entrada de 100% da luz natural elas ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica", diz o engenheiro Luiz Fernando Lucho do Valle, presidente da Esfera Incorporadora, construtora dos residenciais ecológicos Ecolife. 

As janelas persianas estão entre os 14 diferencias ecológicos destes empreendimentos que priorizam o consumo inteligente dos recursos naturais no dia a dia.

Modelos e materiais
Atualmente há uma grande quantidade de materiais, texturas, formas, cores e modelos de persianas, como o bambu, a madeira, o PVC, tecidos sintéticos e naturais ou alumínio.

Os modelos são verticais com laminas, verticais com tecidos, horizontais com laminas, horizontais com tecidos, os rolos e as romanas.

"Escolhemos o modelo rolo de alumínio por ser prática e durável, controlar o calor e filtrar os raios solares eficientemente", explica Lucho do Valle.

Manutenção e limpeza
A manutenção é simples. No caso dos modelos verticais e horizontais, limpe nos sentido das lâminas com pano seco ou aspirador de pó. Aparelhos de vapor sob pressão estão proibidos.

Lubrifique periodicamente os mecanismos de acionamentos (cordas e treliças) com vaselina vegetal ou silicone spray e consulte sempre o fabricante, caso a sua escolha seja as de tecidos ou PVC, materiais que permitem o uso de água na sua limpeza.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.