Banheiro público une o aconchego e o clima descontraído de praia com a sobriedade do ambiente urbano


Acordo Ortográfico


A partir do dia 7 de outubro quando a Casa Arte & Design 2008 abrir as portas, os visitantes poderão conhecer vários ambientes criados especialmente para esta mostra, cuja orientação neste ano foi focar a sustentabilidade nas formas de viver baseadas no conforto, na criatividade, na beleza e na tecnologia, com o máximo de arte e com o mínimo de dívida com o futuro.

Preocupados em aliar a proposta de preservação do meio ambiente com um clima descontraído de praia e casualidade, Ana Paula Guimarães, Raoni Nakamura e Thiago Manarelli, da MG Arquitetos Associados, projetaram um banheiro público que também tem a intenção de atender a um casal de filhos adolescentes.

O espaço de 8,50 m², localizado no segundo piso da mansão que abriga a mostra internacional de arquitetura, decoração, design e paisagismo, reuniu elementos que buscam sintetizar o aconchego das tardes ensolaradas da Bahia com a sobriedade do ambiente urbano de uma grande capital cosmopolita.

Um painel-deck de madeira de pinus, a mesma que se usa para fabricar caixotes, se estende do piso ao teto passando pelas duas paredes laterais contracenando com outros elementos de decoração confeccionados a partir de materiais com baixo impacto ambiental.

Esse é o caso do banco restaurado ao estilo Luis XVI com almofada revestida em tecido de chita com cores vibrantes, da banqueta de madeira reaproveitada que serve de apoio, de uma moldura para janela como adereço de parede, dos cestos de lixo feitos de vime e fibras naturais, assim como o tecido de linho cru que cobre as paredes.

Um dos grandes desafios foi o de combinar em um mesmo banheiro áreas dedicadas a cada um dos filhos, preservando nos cantos da bancada, também de madeira de pinus, os toques da individualidade inerentes aos universos masculino e feminino.

Uma peça singular de louça sanitária define a divisão do lavatório com torneiras que permitem uma economia de até 50% no consumo de água, já que elas são dotadas de mecanismo eletrônico de presença. O uso da água também foi minimizado com a válvula de descarga instalada na louça sanitária, com opções para 3 ou 6 litros a cada uso.

Na lateral do painel-deck, foram utilizadas pastilhas de vidro, na cor berinjela colorindo ainda mais o ambiente, assim como dois gaveteiros laqueados em amarelo que servem de apoio para guardar os utensílios do banheiro.

Um monitor de LCD que pode ser conectado ao aparelho de DVD ou ao cabeamento da televisão por assinatura, quebra o clima de praia confirmando a simbiose entre o contemporâneo, o clássico e o casual.

A CAD'08 acontece entre os dias 7 de outubro e 9 de novembro (exceto às segundas-feiras), das 11 às 20 horas, em uma mansão de 2.500 metros quadrados de terreno, na Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 899, no bairro de Alto de Pinheiros.


Leia mais sobre: banheiro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.