De frases escritas nas paredes a quadros inspirados em personagens, esse tipo de decoração é perfeito para deixar a casa bem descontraída

Não importa qual gênero literário é o seu favorito. Sempre dá para aproveitá-lo na decoração da casa. Vide o quarto decorado com peças da coleção inspirada no livro O Pequeno Príncipe, da Tok&Stok. Não ficou o máximo? O quadro, a almofada e o papel de parede com o personagem-título do livro dão personalidade a esse ambiente bem clean, que faz pouco uso de cores e estilos em sua decoração.

De tempos em tempos, a literatura, a moda e a decoração se entrelaçam em tendências que, de tão diferentes, podem assumir diferentes formas. Os livros em estantes ou bibliotecas podem passar de coadjuvantes a principal centro das atenções da sala, como no projeto que a arquiteta Claudia Santos realizou em um apartamento na Barra da Tijuca, no Rio.

Para aproveitar o corredor estreito e sem cor, ela inseriu uma estante com livros de temas diferentes e interessantes, com a arte como elo principal. Além de tornar o espaço útil, os livros certamente chamarão a atenção de quem passar por lá, se tornando até mesmo um convite irresistível à leitura.

No mesmo apartamento, a arquiteta organizou os outros livros da moradora em um pequeno espaço da estante da sala. Repare no efeito causado pela forma como os livros foram colocados, respeitando seus tamanhos.

Para a arquiteta Sophia Galvão, a inspiração vinda da literatura é uma grande aliada em seus projetos. No ano passado, ela criou um projeto na Casa Cor Rio que leva livros empilhados na horizontal em uma estante. Ela é responsável ainda por um projeto de um quarto infantil onde colocou vários livros para crianças no nicho acima da cama.

Por falar em quarto infantil, a arquiteta Cilene Monteiro Lupi teve uma ideia bem original para o projeto que realizou, onde usou um papel de parede com ilustrações de vários lápis de tamanhos e cores diferentes.


Depois de tantas ideias bacanas, você pode improvisar da maneira que preferir. E que tal aproveitar os produtos inspirados nessa tendência? São vários. Almofadas, travesseiros, quadros, papéis de parede, adesivos, caixas, entre outros. Confira na galeria de fotos.

Outras ideias bacanas da literatura também podem inspirar a decoração, como um recorte de jornal, por exemplo, que pode ser emoldurado e virar objeto de arte.


Leia mais sobre: Decoração de interiores

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.