Conheça algumas soluções em que a paisagem urbana pode servir como pano de fundo para a decoração da sua casa

Certamente você já assistiu algum programa de TV em que a cidade era usada como pano de fundo para o apresentador, de forma decorativa. Embora esse conceito ainda pareça, para algumas pessoas, restrito a esse ambiente, esse artifício vem sendo muito utilizado e até mesmo reproduzido em adesivos e móveis, que passaram a incorporar a urbanização dentro da casa. Que tal levar essa idéia para casa?

Embora o caos urbano em que vivemos seja muitas vezes estressante e cheio de paisagens feias, esse ângulo também pode ser explorado na decoração, que não precisa necessariamente contemplar apenas cartões-postais. Portanto, se da sua janela você não avista a Avenida Paulista ou o Pão de Açúcar, tudo bem. Afinal, pode haver outra paisagem interessante.

Usar a cidade como decoração é uma idéia interessantíssima também nesse novo conceito que vivemos de integração ao meio ambiente. Afinal, é muito fácil chegarmos em casa e nos isolarmos de tudo o que está em volta, diz o arquiteto Ricardo Luz.

Se gostou da idéia, mas não tem uma janela com uma bela vista disponível, não tem problema. Já existem papéis de parede, adesivos, móveis e acessórios com temas de prédios e cidades inteiras, como Paris, Londres e São Paulo.

Se a sua opção for pelo papel de parede, inspire-se no Dormitório da Moça, ambiente projetado pela arquiteta Érica Sampaio para Polo Design Show 2008, criado para ser o reduto de uma jovem fotógrafa, dinâmica e antenada, que tem fotos da cidade de São Paulo aplicadas como adesivos nas paredes, ou ainda impressas no mobiliário.

"Eu queria descontração e conforto, num ambiente bastante clean, e cores que proporcionassem uma atmosfera moderna e aconchegante ao quarto", define Érica. Para completar o espaço, móveis laqueados na cor branca e chocolate. Esse tipo de decoração sugere alguém bastante jovem e despojado, mas que também tem consciência do mundo em que vive e quer se sentir integrado, diz Luz.

No entanto, se você prefere investir em detalhes menores, pode ficar com os objetos com temas urbanos que selecionamos para nossa galeria de fotos.


Leia mais sobre: decoração

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.