Sem nunca ter saído do dia a dia das residências, o espaço de refeições ganha destaque nos projetos

Uma das tendências apontadas pelo mercado imobiliário para 2016  é o retorno das copas nos projetos arquitetônicos. No entanto, ao contrário do que pode parecer, elas nunca realmente deixaram de fazer parte da composição dos domicílios. Com as metragens diminutas e a multiplicação dos ambientes multifuncionais, as antigas salas de almoço foram reconfiguradas em bancadas e mesas embutidas, mas raras vezes desaparecem do dia a dia nas residências.

MAIS: 36 truques para organizar a cozinha 

Isso porque, conceitualmente, é chamado copa qualquer local onde as refeições aconteçam, como afirma o arquiteto Eduardo Rodrigues, coordenador do curso de Design de Interiores da PanAmericana Escola de Arte e Design. “A copa surge na divisão de funcionalidades – espaço para se alimentar e para preparar alimentos – dentro da grande cozinha que prevalecia nos tempos anteriores.”

Assim, ao longo dos anos, o ambiente assumiu diversas denominações, como sala de almoço, cozinha americana e cozinha gourmet . “A casa brasileira dos anos 50 possuía uma cozinha bem grande, geralmente com uma mesa dentro dela. A isso, mais tarde, se deu o nome de sala de almoço. Com a diminuição dos espaços, vingaram as cozinhas americanas, que fez uso dos balcões, adequados para fazer uma refeição rápida, em pé mesmo. A cozinha gourmet é uma tentativa mais recente de aliar o serviço e o preparo dos pratos ao convívio social” revela Rodrigues.

Como compor a copa
Embora tenham diferenças significativas na configuração espacial, todas elas têm o mesmo objetivo: propiciar um espaço mais informal e prático para as refeições Então, não se assuste, dependendo do tamanho do imóvel e do estilo do projeto, a copa poderá aparecer como uma bancada, uma mesa, um balcão ou um cômodo segregado.

Mas o que é preciso para ter uma copa? Todos os acessórios necessários para se fazer uma refeição: mesa (ou qualquer outro suporte semelhante), cadeiras, pratos, talheres e a mobília para guardar a louça. Eletroportáteis , como torradeira, sanduicheira, cafeteira e minigeladeira também são boas pedidas.

Agora que você já sabe como construir e adequar a copa ao tamanho da sua casa, chegou a hora de se inspirar. Selecionamos projetos dos mais variados estilos. Confira na galeria.


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.