Saiba quais tons estarão em alta neste novo ano e como usá-los para destacar os ambientes da sua casa

O ano de 2015 promete ser muito colorido. Como é de costume, as fabricantes de tinta já elegeram os tons que farão sucesso nos próximos meses. A boa notícia é que a paleta está mais diversificada do que nunca, o que permite imprimir o seu estilo pessoal sem medo de errar. Mas sobressaem-se os diferentes tons de azul e laranjas puxados para o rosa, que têm propriedades relaxantes e são fáceis de combinar.

Confira, a seguir, as cores de 2015 e como combiná-las nos diferentes ambientes.

Azul Vesper
Aposta da Lukscolor, o Vesper (LK2239) foi escolhido entre 30 tons que a marca elegeu como tendências para 2015. Segundo Deise Melo, estilista de cor da empresa, o azul atrairá olhares de consumidores e designers devido às suas propriedades de harmonização. “É um tom que favorece o relaxamento e o equilíbrio de emoções”, afirma. Sua versatilidade impressiona: é possível usá-lo em diferentes ambientes da casa, principalmente em dormitórios ou em salas de estar. Vale combinar a cor com outras opções mais neutras, como bege, branco e cinzas.


Sombra de Cedro
A cor laranja-acobreada que mistura desde referências terrosas até matizes brilhantes de amarelo é a aposta da Coral para 2015. É possível usar o tom Sombra de Cedro (50YR 36/263) em ambientes internos e externos e ainda combiná-lo com nuances suaves e tons pastel. A empresa ainda identificou outras tendências que deverão caminhar paralelas. Veja na galeria.


Índigo Blue
Para a Suvinil, a cor do ano é o Índigo Blue (R085), bastante indicado para escritórios, salas e até mesmo em halls de entrada.

A grande aposta da Eucatex é o Fúcsia, que pode ser usado em todos os ambientes
Divulgação
A grande aposta da Eucatex é o Fúcsia, que pode ser usado em todos os ambientes


Fúcsia
Em parceria com o Comitê Brasileiro de Cores (CBC), a Eucatex detectou quatro grandes tendências para 2015: são os tons Imaginato, Dulcis, Grafitonus e Refugium. Todos eles têm nuances de fúcsia, grande aposta da marca. “É uma cor que está despontando em todo o mundo por acrescentar modernidade, sofisticação, alegria e jovialidade aos ambientes”, comenta Elisabeth Wey, presidente do CBC e consultora da Eucatex para a Cartela Cecal. Ela recomenda o uso da tonalidade em ambientes de pouca permanência, como halls de entrada, salas de jantar e lavabos. “Em quartos e salas, por exemplo, é mais adequado utilizá-lo apenas em uma parede, coordenando com tons mais neutros”, recomenda.


Coral Reef
A Sherwin-Williams escolheu o Coral Reef (SW 6606) para dar personalidade aos lares em 2015. O tom conta com nuances de rosa, laranja e vermelho – composição ideal para dar frescor aos ambientes. Para garantir harmonia aos projetos, a marca recomenda combiná-lo com outras tonalidades mais neutras, como Cotton White (SW 7104), Black Fox (SW 7020), Baroness (SW 6837) e Paradise (SW 6720).


Marsala
Referência mundial em cores, a Pantone elegeu o Marsala (18-1438), um tom marrom-avermelhado fechado que remete à elegância, para marcar 2015. Segundo a empresa, é possível combiná-lo com tons terrosos e neutros. “Marsala enriquece a nossa mente, o corpo e a alma, exalando confiança e estabilidade. É um tom sutilmente sedutor, que nos atrai e abraça”, afirmou Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Instituto de Cores da Pantone.

Veja também:
- Ideias para decorar o quarto do casal
- Aproveite melhor os espaços em imóveis pequenos
- 13 dicas para ganhar espaço em casa


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.