Conheça três lares especialmente preparados para a ocasião e inspire-se para fazer bonito na noite mais esperada do ano

Ainda está em dúvida sobre a decoração de Natal? Se a resposta foi positiva, temos aqui um presente especial: inspiração de sobra. Visitamos três casas que estão totalmente vestidas para a ocasião, com direito a lindas árvores e soluções criativas, e trouxemos suas histórias e detalhes para você conhecer.

Clique na galeria e veja todos os detalhes dos três projetos.

Todos os anos, a aposentada Maria Camargo tira caixas e mais caixas dos armários. Ali estão todos os enfeites que ela usa para decorar a casa na época do Natal. Apaixonada pela data, a moradora também sai às compras em busca de mais opções. Garimpar peças em supermercados é uma de suas principais dicas. “Há coisas lindas e com um preço bem em conta”, afirma.

Com 2,10 m, a árvore artificial é a grande estrela do espaço. Maria muda os adornos anualmente – em 2014, apostou no vermelho como tom principal. A paleta de cores foi complementada pelo dourado, que, segundo ela, é a combinação perfeita para a ocasião. A moradora ainda misturou renas, estrelas, anjos, cordões dourados e, claro, papais-noeis ao longo do pinheiro. O arremate ficou por conta dos piscas-piscas com lâmpadas amareladas, que ajudam a dar um clima aconchegante. 

Todo os cantos da casa de Maria Camargo receberam enfeites natalinos
Divulgação
Todo os cantos da casa de Maria Camargo receberam enfeites natalinos

Ao lado, a lareira recebeu as tradicionais meias, garimpadas nas Lojas Americanas. Os demais enfeites estão dispostos no rack de madeira, na mesa lateral de vidro e na de centro. “Adoro ver a casa assim, cheia de enfeites. É uma época muito especial”, diz.

Aposta no dourado
Outra casa que visitamos para conferir a decoração é a de Vanessa Sumont, que vê o Natal como um momento de reunir as pessoas mais queridas e celebrar a vida. Nos ambientes, a cor que mais se destaca é o dourado. “A ideia era ter algo chique, diferenciado e clean”, diz a designer de interiores Glaucia Leandro, da loja Lardeco, responsável pelo projeto. 

Com 2,70 m, a árvore ganhou bolas grandes e pequenas, laços de tecido e três bonecos de neve. “Eles representam os três filhos da moradora”, conta a profissional. A composição também recebeu flores e bolas douradas (LarDeco). Em frente, destaque para a sagrada família, um dos pontos altos da decoração. O poste de luz e a guirlanda (LarDeco) complementam a ambientação natalina.

Criatividade na medida
O terceiro lar fica um pouco mais longe: nos Estados Unidos. Melissa Michaels, autora do blog The Inspired Room (theinspiredroom.net), abriu as portas da sua casa para mostrar a decoração que planejou. Aqui, ela investiu em uma proposta mais clean. Guirlandas e ramos verdes foram dispostos cuidadosamente em todos os cômodos.

Localizada ao lado da lareira, a árvore tem enfeites brancos e dourados – destaque para a estrela da ponta. Na cozinha, galhos secos foram pintados de branco e receberam luzes amarelas (mais uma árvore criativa idealizada por Melissa). A mesa da ceia traz o vermelho tão comum nessa época, só que com um toque mais despretensioso oferecido pela toalha xadrez. Na lareira, as bolinhas de Natal foram amarradas em fitas douradas e dão vida a enfeites criativos.

Leia ainda:
- Três formas de reaproveitar o pisca-pisca de Natal
- Presentes comestíveis para o Natal de 2014
- Conselhos para ter uma decoração de Natal perfeita


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.