Pintura com desenhos geométricos em 3D exige muita técnica e habilidade para que o resultado seja positivo

Criar a impressão de ter uma parede de vidro, uma tela colorida, ou mesmo um elemento sólido preenchendo um ambiente, quando, na verdade, não há absolutamente nada lá. A não ser algumas formas pintadas nas paredes que, quando vistas de determinado ângulo "enganam o cérebro" e dão uma falsa ilusão de perspectiva e profundidade.

Conhecida como anamorfismo, a técnica de ilusão de ótica provocada por pinturas 3D , especialidade do artista suíço Felice Varini, vem surpreendendo na internet, após ser aplicada em algumas residências e no clipe do grupo OK Go para a música "The Writing's On the Wall" .

Veja alguns exemplos abaixo:

Aplicada em superfícies planas, a técnica gera um efeito de tridimensionalidade divertido, que pode ser aplicado em alguns ambientes da casa, desde que se tenha conhecimento e prática. 

"A pessoa precisa ter habilidade, ferramentas e técnicas. Saber a questão do brilho e da sombra, o lado de onde vem a luz", indica a especialista em pintura artística de paredes Dafni Torres, artista visual da Aeromac. Ela explica que, além de apenas reproduzir uma imagem, é preciso prestar atenção ao material usado para a pintura, seja pincel, rolinho ou aerógrafo. Cada ferramenta exige uma aplicação diferente e, com isso, os resultados na parede também se alteram.

Assista ao clip do grupo grupo OK Go"

"Existem técnicas para deixar o traçado bem fino. Tem um jato de tinta que se você apertar muito, borra. (O conhecimento) vem com a prática de quem trabalha com aerografia. Usamos o pincel apenas para o acabamento, porque as cerdas 'marcam' a parede. Em 3D, se você deixar marcado fica feio", explica.

Antes de tomar a decisão de fazer uma arte em 3D em casa, seja uma fotografia ou uma composição geométrica, é bom pesquisar, treinar antes se possível e se preparar para caso o resultado não fique de acordo com a expectativa.

"A pessoa desenha no papel e acha que tem habilidade (para pintar na parede), mas a dimensão é outra, diferente da folha de papel sulfite", diz Dafni. Na dúvida, o melhor a fazer é procurar um especialista em pinturas artísticas de parede.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.