Projetos de quartos infantis que estimulam a imaginação na hora de brincar, estudar e sonhar

Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças. E com cada vez menos lugares abertos para elas se divertirem à vontade, é fundamental criar em casa áreas dedicadas à imaginação. E, porque não fazer isso no próprio quarto, transformando-o em uma espécie de parque de diversões temático?

Boas ideias podem ser executadas, inclusive em poucos metros, com móveis e tapetes coloridos, adesivos, pinturas e papéis de parede. “Transforme os brinquedos em objeto decorativo”, indica o arquiteto André Piva. Escolher um tema também ajuda a dar unidade ao todo e envolver os pequenos no projeto. Para isso, leve em consideração os interesses e personagens preferidos da criança. “Pode ser leitura, música, futebol, selva”, afirma arquiteto Marcelo Sesso.

Instalar um balanço, criar uma cabana, uma casinha na árvore ou mesmo um escorregador junto aos móveis são ideias de grande impacto visual e que, dependendo do orçamento – e do marceneiro – nem dá tanto trabalho. Mas fique atenta à segurança e siga as orientações de um profissional qualificado. Ele saberá indicar o tamanho dos degraus de escadas, a necessidade de grades em camas suspensas e os materiais mais adequados para evitar acidentes.

Aproveite para inserir na decoração algumas referências ligadas à natureza, para contrabalancear o constante contato com a tecnologia e estimular brincadeiras mais simples. Usar muito verde, estampas da natureza e figuras de animais são os truques da designer de interiores Carol Lovisaro.

Mas antes de se entregar ao lúdico, lembre-se que é importante pensar também na funcionalidade do quarto . Se ele serve também para os momentos de estudo , divida o espaço. “É importante para a organização ter lugares bem definidos para dormir, estudar e brincar. Cada atividade exige um canto separado”, alerta Carol. Ela também sugere fugir das cores muito fortes, que podem agitar demais. “Use-as apenas em espaços que não são usados para dormir, como brinquedotecas ”, diz.

Confira na galeria de imagens alguns projetos capazes de encantar qualquer pessoa – especialmente a criançada – e inspire-se.

Leia também:
- 15 dicas para manter o quarto do seu filho organizado
- Quarto de gêmeos sem mistério
- Prepare o quarto das crianças para a volta às aulas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.