Toques femininos, espelhos e boa iluminação são essenciais para criar um ambiente acolhedor e apaixonante

Criar um quarto funcional , confortável e apaixonante para as meninas não é sinônimo de muito cor-de-rosa, espaço para bonecas e frufrus. Antes de mais nada é preciso entender as preferências e necessidades de pais e filhos. “O papel do profissional é escutar os dois lados e encontrar um denominador comum. Mas levar em consideração o que a criança gosta é muito importante, afinal é ela quem vai habitar o cômodo”, explica a arquiteta Karina Korn.

Veja algumas ideias de projetos na galeria de imagens.

Segundo ela, o uso das cores de forma alegra e lúdica, a facilidade para organizar e acessar os brinquedos, além do conforto são elementos essenciais para garantir elas aproveitem bem o espaço. Para evitar que o ambiente fique óbvio ou cansativo, a arquiteta Débora Dalanezi sugere fugir dos tons bebê e chiclete, que são muito infantis e enjoam facilmente. “Gosto do rosa antigo. Misturar com vinho também é uma boa solução.”

Mais: Monte uma brinquedoteca em casa

Outra boa dica é apostar em tecido nas paredes , em vez de papel ou tinta. “Como as crianças crescem e a decoração do quarto irá mudar no máximo em 10 anos, o tecido, mesmo que pouco durável, se torna uma opção viável”, explica Débora. A grande vantagem é poder usar o mesmo material na roupa de cama ou para forrar caixas. Assim, tudo no quarto combina. Mas não exagere. Aposte em tons complementares e composês de tecidos lisos e estampas para quebrar a monotonia.

Apesar de ser essencial planejar uma cama confortável (preferencialmente com bicama), um espaço para estudos , nichos para os brinquedos e um guarda-roupa prático (com área reservada às fantasias e acessórios), encher o quarto de móveis não é uma boa ideia. Lembre-se que as crianças precisam de área livre para brincar e receber as amigas.

Móveis no tamanho adequado à idade e tapetes também ajudam a tornar o espaço mais atrativo. Assim como espelhos posicionados em lugares estratégicos , como portas de armários ou paredes, que dão asas à fantasia e à vaidade feminina. Investa ainda em um bom projeto de iluminação , tomando cuidado para não deixar muitas sombras que atrapalhem as brincadeiras. 

Leia mais:
- Organize o quarto do seus filhos
- 16 erros para evitar no projeto do quarto
- 15 dicas para renovar o quarto das crianças


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.