A decoração da casa pode ficar muito mais descolada com o uso de tais elementos. Saiba como apostar na ideia

Trazer leveza aos ambientes da casa é algo que pode ir muito além da presença de cores claras na decoração. Um truque que funciona, e está em alta , é o uso de peças vazadas nos ambientes. Elas se encaixam perfeitamente em decorações contemporâneas e não ficam restritas ao tipo de material. “Itens vazados trazem leveza e sofisticação aos espaços. Materiais como ferro, vidro, madeira e acrílico (recortado a laser) são ótimas opções”, afirma Débora Dalanezi, arquiteta do escritório Sesso & Dalanezi.

Veja mais: Casa Cor São Paulo 2014 tem ambientes com muita madeira e cores terrosas

Mas é fundamental colocar as peças em harmonia com o ambiente, de modo a haver equilíbrio entre móveis e texturas. "Acredito que os vazados são um retorno de uma tendência escandinava dos anos 40. Tais peças deixam os ambientes mais leves e conseguem acabar com a austeridade de alguns estilos", diz João Mansur, arquiteto. Os espaços sociais da casa são os mais indicados para receber itens abertos repletos de tramas, já que o apelo escultural deles valorizam a decoração. E é possível usar desde peças do mobiliário – como mesas de centro e cadeiras - até estruturas como cobogós, divisórias e biombos (que escondem sem prejudicar a entrada de luz e ventilação).

Neste ambiente, a arquiteta Jóia Bergamo utilizou um forro colorido por trás da divisória vazada para dar mais destaque ao desenho
Juliana Bianchi
Neste ambiente, a arquiteta Jóia Bergamo utilizou um forro colorido por trás da divisória vazada para dar mais destaque ao desenho

“Cuidado apenas quando o ambiente exigir privacidade total e isolamento, pois elementos vazados trazem justamente o efeito contrário”, diz Solange Guerra, arquiteta. Outro aspecto a ficar atento durante a compra destas peças é analisar o desenho formado pela sombra. "O resultado pode até ser bonito, mas às vezes prejudica a decoração. Além disso, tome cuidado com o acabamento da peça. Lembre-se que os recortes devem ser muito bem feitos”, afirma Débora.


Leia também:

Saiba como montar um móvel com perfeição

Como usar fotografias além do porta-retrato

Conheça os arquitetos preferidos de Cauã Reymond e Claudia Abreu

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.