Mistura de tons fortes e estampas vibrantes em todos os espaços gera um estímulo constante e pode afetar o cotidiano dos "brothers"

A 14ª edição do Big Brother Brasil está no ar com uma decoração pra lá de agitada. Os ambientes da casa esbanjam cores fortes e muitas estampas. O objetivo? Chamar atenção e deixar os participantes atentos 24 horas por dia. Mas o impacto do colorido vai muito além, chegando a alterar inclusive o comportamento dos “brothers”. “As cores mudam a forma como enxergamos e nos mostramos para as pessoas. Desse modo, os integrantes podem agir de maneira fora do convencional e, após duas semanas na casa, viverem de modo induzido”, afirma Breno Rosostolato, professor de psicologia da Faculdade Santa Marcelina.

Leia também: As cores que serão tendência em 2014

O colorido usado na decoração da cozinha é um exemplo de como os decoradores do programa querem “despertar” os participantes. O laranja, cor de maior destaque no ambiente, é ideal para aguçar os sentidos e o senso polêmico. Mas o efeito é ainda mais potencializado com a mistura de geometria  e outras cores, afetando o raciocínio e a sensibilidade dos moradores. “A proposta era trazer alegria e jovialidade aos espaços da casa. Os profissionais não hesitaram em apostar no uso de móveis coloridos, mesas adesivadas e formas geométricas”, diz Edson Busin, diretor de marketing da New Móveis Planejados, empresa que confeccionou parte do mobiliário do programa.

Cores quentes como vermelho, pink e rosa também marcam presença nesta edição . O quarto do líder é invadido por tonalidades fortes em móveis laqueados, paredes e objetos decorativos – algo tão intenso que parece pegar fogo. E nada é por acaso. Tais nuances remetem à sexualidade e agressividade. “O uso de tons quentes em um país tropical é muito difícil. O quarto deveria ser marcado por cores tranquilas (branco e bege, por exemplo), mas no BBB, a produção deseja que as coisas aconteçam sem monotonia”, diz Eliana de Sousa, arquiteta. “Os ‘brothers’ neste ambiente tendem a se sentir mais erotizados e soltos para comentar assuntos relacionados ao sexo”, completa Benito Berretta, diretor de marketing de Tintas Coral.

Outro ambiente que apresenta referências nítidas à sensualidade é a sala de estar. O espaço é todo decorado em rosa e conta ainda com a presença de estampas de animais em itens decorativos como sofá, molduras e tapetes. “O rosa traz a proposta do poder feminino e deixa as moradoras do BBB em evidência, já a cortina vermelha retoma a ideia da sensualidade. Quando pensamos nas estampas, parece que casa está cheia de felinas”, afirma o diretor.

Mas engana-se quem imagina que apenas cores quentes causam impacto na decoração. O branco e o azul foram usados no gelado quarto “Sibéria” e, nem por isso, trouxeram paz ao espaço. O problema foi a maneira como as estampas apareceram. “A combinação variada de tons de azul, usada no edredom, desperta inquietude e os triângulos estampados aumentam esta sensação”, diz Beretta. “Além disso, o azul que predomina é muito vibrante. Para transmitir tranquilidade, o melhor seria usar somente um tom e muito mais claro”, afirma. Já a cor branca favorece o estado de reflexão, deixando as opiniões mais neutras e menos agressivas. Outra tonalidade fria usada no BBB foi o verde da academia, que trouxe frescor ao ambiente e animação para os “brothers”.


Saiba mais:

Piscinas para se refrescar no calor

Que estilo de cozinha combina com você?

Prepare a casa para a estação mais quente do ano


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.