As cores que serão tendência em 2014

Por Bruna Bessi , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Tons fechados de cinza, roxo e verde estarão em alta. Conheça as paletas que guiarão o trabalho de decoradores e designers neste ano

O início do ano pede uma renovação no visual da casa e, pensando nisso, grandes marcas prepararam estudos sobre as tendências de cores em 2014. Mesmo a paleta se mostrando bastante diversa, é possível observar o predomínio de nuances como azul e verde. Mas nada de brilho ou excessos. As cores deste ano buscarão trazer equilíbrio e tranquilidade, o que torna os tons fechados mais presentes nos ambientes da casa. Reunimos abaixo as apostas de cinco empresas – Coral, Suvinil, Sherwin-Williams, Eucatex e Pantone. Confira.

Leia ainda: Prepare a casa para a estação mais quente do ano

O cinza continua mostrando força na decoração da casa. A Sherwin-Williams elegeu a cor 'Exclusive Plum' para 2014. Foto: DivulgaçãoA cor suave 'Lagoa Particular' se mostra versátil nas combinações e permite trazer equilíbrio aos ambientes. É a aposta da Coral. Foto: DivulgaçãoA cor 'Curaçau Blue', escolhida pela Suvinil, é marcada pela sensação de tranquilidade de um dia com céu limpo. Foto: DivulgaçãoO clima de mistério e encanto também invadiu a cor 'Orquídea Radiante', escolhida pela Pantone como a tonalidade de 2014. Foto: DivulgaçãoA cor 'Tangerina', escolhida pela Eucatex como tendência, transmite alegria e movimento ao ambiente da casa. Foto: Divulgação

- Coral - Azul esverdeado

A aposta da Coral para o ano de 2014 é o azul esverdeado. A cor suave “Lagoa Particular” se mostra versátil nas combinações e permite trazer equilíbrio aos ambientes. “É possível combinar o azul com delicados tons de rosa e ocre quente, além dos verde-menta e esmeralda. Para conseguir um visual mais moderno, o ideal é combinar o azul esverdeado com outras tonalidades próximas, criando um efeito de tom sobre tom”, afirma Renato Panzuto, gerente de marketing.


- Suvinil - Azul claro

A cor escolhida pela Suvinil é o azul claro marcado pela sensação de tranquilidade vinda de um dia com céu limpo. A cor “Curaçau Blue” carrega também um sentimento de confiança e compreensão. “A paleta de 2014 será repleta de nuances dentro das famílias dos verdes, amarelos e azuis. Saem de cena as tonalidades óbvias da bandeira para a chegada das mais tranquilas", diz Ana Kreutzer, designer de cores.


- Sherwin-Williams – Cinza arroxeado

O cinza continua mostrando força na decoração da casa. A Sherwin-Williams elegeu a cor “Exclusive Plum” pela sensação de frescor que ela proporciona, além da perspectiva neutra levada aos ambientes. A tonalidade escolhida pela marca é destaque ainda no mundo das passarelas. “A cor aparece na moda, traz uma sensação clássica e sua versatilidade transmite algo de mistério e luxo”, afirma Carol Derov, diretora de marketing.


- Eucatex – Laranja

A cor “Tangerina” foi escolhida pela Eucatex como tendência em 2014. A marca usou pesquisas, realizadas pelo Comitê Brasileiro de Cores (CBC), para selecionar a tonalidade que mais transmitisse sensação de alegria e movimento. “O laranja é uma cor quente e vibrante que pode ser combinado com o amarelo e o vermelho. É uma opção muito interessante no momento de decorar”, diz Elizabeth Wey, presidente do CBC e consultora da marca.


- Pantone – Roxo

O clima de mistério e encanto também invadiu a cor “Orquídea Radiante”, escolhida pela americana Pantone como a tonalidade de 2014. O roxo desperta criatividade e pode ser combinado facilmente com nuances rosadas.


Saiba mais:

Conheça a Casa Bola por dentro

Salas poderosas transformam a casa

Veja para que serve cada tipo de produto de limpeza

Leia tudo sobre: corestendência2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas