Empresárias apostam em cores, fitas e bonecos animados para garantir beleza aos ambientes. Veja detalhes

“Decorar a casa para o Natal é uma forma de expressar amor e trazer o aconchego do momento para a família”, afirma a decoradora Amelinha Amaro. Apaixonada pela época, ela não se importa em caprichar ao máximo na decoração no mês de dezembro. Proprietária da loja Divino Espaço, tradicional comércio de objetos de decoração e enfeites, Amelinha está no ramo há mais de quinze anos e entende do assunto. O cuidado ao montar os cenários em sua própria casa, em Moema, São Paulo, é de dar inveja. “Gosto de fazer espaços repletos de magia e luzes coloridas. Tudo começa ao imaginar as características do local que gostaria de retratar, depois penso em maneiras de caracterizar as personagens, o clima, a vegetação e até os animais”, afirma ela, que montou nada menos do que quatro árvores.

Veja ainda: Decore a mesa de Natal com dobraduras em guardanapos

A proposta natalina escolhida pela empresária neste ano inclui uma homenagem à cidade austríaca de Strassburg, um cenário voltado ao Papai Noel e uma mesa decorada por fitas e guirlandas. A ideia surgiu a partir de uma viagem que Amelinha fez a Nova York. “Fiquei encantada com o uso do quadriculado na decoração e quis trazer isso para cá. Usei o motivo em fitas e objetos”, diz. Mas não parou por aí. A presença do neto Pedro, de um ano e nove meses, trouxe a necessidade de espalhar brinquedos e deixar os cenários mais lúdicos – repletos de cores e luzes. Outro destaque da decoração são os enfeites animados, além das molduras com fotos dos familiares penduradas nas árvores.

O vermelho, verde e branco tradicional da época também surge em enfeites e guirlandas. Amelinha preocupou-se em manter a harmonia nos ambientes e reutilizar enfeites de anos anteriores nos cenários. Até mesmo campânulas antigas foram usadas para decorar a mesa da sala, conferindo graça aos bonecos natalinos. “A decoração que produzi neste ano demoraria uns três dias para ficar pronta, mas fiz tudo em dias separados”, afirma. “Acredito que o importante, antes de terminar os cenários, é gostar do resultado e não deixar nada desconectado”, diz a decoradora.

Outra fascinada pelo Natal é a empresária carioca Cecília Dale. Seu capricho com a decoração natalina é reconhecido há mais de 32 anos pelo trabalho que realiza na loja de mesmo nome. Este ano, a empresária recorreu a itens naturais para decorar os ambientes de sua casa. Pinhas, galhos, folhas secas coloridas e frutos vermelhos marcam presença nos cenários e trazem alegria aos ambientes. Tamanha dedicação é percebida também na casa de Elizabeth Catarina Cunha Sales. O imóvel localizado em Brasília recebe todos os anos centenas de enfeites espalhados ao longo dos 19 cômodos. Ficou curiosa para ver as casas enfeitadas? Confira a galeria de fotos acima e inspire-se.


Leia também:

85 maneiras de decorar a casa com flores

Conheça a exótica rosa-do-deserto

Veja a Casa Bola por dentro


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.