Em parceria com a Oxford Porcelanas, o designer egípcio aposta em formas orgânicas e irreverentes para tirar a seriedade do ambiente

“O design é a única forma de uma marca se diferenciar realmente”. Esta é a certeza de Karim Rashid, um dos designers mais expressivos da atualidade, cuja carreira já conta com mais de 300 prêmios, três mil projetos e presença em 45 países. Conhecido como “príncipe do plástico”, ele não tem medo de inovar. Aceitou o convite da Oxford Porcelanas e acaba de lançar no Brasil uma coleção de louças e cristais repleta de criatividade.

O designer egípcio criou novas peças, divididas em 14 linhas, com formas orgânicas e muito colorido, fugindo da estética comum de modelos existentes principalmente no mercado internacional. “Já havia trabalhado com louças e porcelanas, mas nunca aplicado tanto colorido. As cozinhas estão muito brancas e era preciso mudar”, diz Rashid.

Leia também: 30 novidades em decoração para deixar a casa mais bonita

O trabalho na Oxford demorou cerca de um ano e meio até ser concluído e a peça de maior destaque é a moringa ”Glob”. “Usamos um item típico da cultura brasileira e personalizamos com design. Deixei a peça com formas suaves e orgânicas”, diz. Este ano Rashid também se aventurou no mundo dos eletrodomésticos e desenvolveu, em parceria com a Gorenje, fornos e coifas cheios de cores e tecnologia.

Karim Rashid não deixa dúvidas sobre a sua maneira de criar: “Olho as coisas de modo amplo, percebendo todo o ambiente. Minha inspiração é mais global do que objetiva. Tudo pode se tornar uma experiência no design”. Envolvido com outros projetos no Brasil, Rashid já visitou diversas vezes o País e confessa sofrer muita influência da cultura local em seu trabalho. “Gosto da expressividade, da arquitetura e da quantidade de cores encontradas aqui”, diz.

“Arquitetos como Niemeyer me impressionam muito. Adoro o trabalho com formas e as linhas contemporâneas que consigo identificar no País”, ressalta. O designer está hoje envolvido em mais de 50 projetos – entre eles o desenvolvimento de um novo modelo de automóvel para a Hyundai e seis projetos arquitetônicos no ramo hoteleiro.

Saiba mais:

Arrume a casa com a ajuda de cabideiros

Veja o que fazer (e pedir) antes de reformar o sofá

40 novidades em mobiliário para decorar


Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.