Deixar o aparelho próximo à bancada de trabalho ajuda na hora de cozinhar

Quem prepara refeições sabe que eletrodomésticos como micro-ondas, geladeira e fogão precisam ser de fácil acesso na cozinha. Por isso, na hora de instalar os aparelhos o ideal é pensar no local da bancada de trabalho e mantê-los próximos. “Não é interessante ter de atravessar todo o ambiente para esquentar os alimentos. Itens centrais devem ficar próximos da pia, facilitando o preparo da comida”, diz Camila Klein, arquiteta.

Leia também:  25 mitos e verdades sobre eletrodomésticos

Uma das opções que garantem a funcionalidade na cozinha é criar uma “torre de aquecimento” - com micro-ondas e forno elétrico empilhados na parede. Quanto à posição, a melhor saída é colocar a torre na parte de trás da bancada (do lado oposto ao da pia). “Nessa posição, basta girar o corpo para alcançar os equipamentos”, afirma a arquiteta. “Ao embutir os eletrodomésticos, lembre-se de manter um espaço de, no mínimo, três centímetros ao redor dos aparelhos”, diz.

Quer mais sugestões? Veja 20 projetos na galeria de fotos abaixo:

Para quem prepara os alimentos em cozinhas gourmet também é possível recorrer ao micro-ondas de “gaveta” e embutir o aparelho na bancada central. O importante antes de comprar o eletrodoméstico é observar a quantidade de espaço disponível e a frequência de uso para escolher sua capacidade.

“No caso do micro-ondas, que é um auxiliar na cozinha , o melhor é colocá-lo próximo ao fogão e à fonte de água. Mas, se o aparelho for instalado na pia, tenha cuidado para deixá-lo fora do nível em que a água escorre”, lembra Luiz Fernando Perín, chef de cozinha da Viking.

Além do lugar, também é necessário escolher a altura adequada para instalar o micro-ondas. Segundo Perín, o indicado é coloca-lo na altura dos olhos, permitindo total visualização do que será preparado. Também pode ser uma alternativa posicionar o eletrodoméstico na direção do eixo da bancada.

Confira uma seleção dos micro-ondas mais modernos disponíveis no mercado.

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.