Aplicativos e ferramentas tablets e celulares ajudam a dar um novo visual para os ambientes sem sair de casa. Conheça alguns

Nada de testes na alvenaria ou visitas a lojas especializadas. Basta apertar um botão e, em segundos, visualizar como ficarão as paredes da casa com a tinta escolhida. Simples assim. Aquela poltrona que talvez não combinasse com as outras peças do estar também ficou ótima no ambiente – agora, basta comprá-la.

Aplicativos como o Magic Plan ajuda a criar a planta da casa a partir de uma foto 360° do ambiente
Reprodução
Aplicativos como o Magic Plan ajuda a criar a planta da casa a partir de uma foto 360° do ambiente

Graças a aplicativos para tablets e celulares, decorar a casa ficou ainda mais fácil e rápido. Essas ferramentas dão uma prévia das possíveis mudanças sem gastos extras ou arrependimentos. As mais usadas estão disponíveis em versões gratuitas para iPhone e iPad, da Apple, e para celulares e tablets de outras marcas equipados com o sistema Android. Entre os campeões de download, destaque para os de decoração, pintura e reforma. Há também os específicos para profissionais da área, que ajudam a desenhar plantas e até funcionam como prumo durante a obra.

Mais:
- 36 dicas para manter a casa em ordem 

Outra forma de buscar informações sobre o assunto é participar de redes sociais voltadas para decoração, como Houzz e o brasileiro Decora.me. “Acho ótimo poder compartilhar informações com quem realmente gosta do assunto”, afirma Fabiana Camargo, que costuma buscar novidades sobre decoração com frequência.

Veja, a seguir, as principais ferramentas virtuais disponíveis.

No Arkpad, lojas, fornecedores e showrooms do Brasil inteiro
Reprodução
No Arkpad, lojas, fornecedores e showrooms do Brasil inteiro

1- Arkpad
O site foi criado para facilitar a vida de arquitetos, decoradores e clientes que desejam encontrar as peças ideais para a casa, além de serviços e profissionais. No espaço, é possível conhecer fornecedores e showrooms do Brasil inteiro.

É uma verdadeira vitrine que reúne produtos de mais de 200 lojas diferentes. Ao lado de cada logotipo estão todos os dados de contato, ferramenta que facilita o dia a dia de quem está à procura de coisas diferentes e de qualidade. A versão gratuita da ferramenta está disponível para iPhone e iPad. Basta acessar o iTunes ou a AppStore e fazer o download.

www.arkpad.com.br

Home Decorator: tire uma foto do espaço e teste a decoração
Reprodução
Home Decorator: tire uma foto do espaço e teste a decoração

2- Home Decorator
Para quem deseja inovar e mudar a cor dos ambientes, o aplicativo é mais do que uma boa pedida. Basta tirar uma foto do espaço, optar por uma entre as diversas tonalidades existentes na memória do programa e aplicar nas paredes do cômodo. Também é possível fotografar uma cor que você gosta (em um catálogo, por exemplo) e armazená-la no aplicativo. Outra facilidade é poder modificar os tons dos móveis existentes no espaço. O app está disponível gratuitamente para Android, iPad, iPhone e iPod Touch.

http://itunes.apple.com/us/app/home-decorator/id412838494?mt=8


Veja também:
- Saiba como usar quadros na decoração
- A volta do capitonê

- Arranjos verdes para durar


3- Suvinil Cores
A marca de tintas investiu em um aplicativo que facilita a vida do consumidor. O Suvinil Cores possibilita a troca de tonalidade de um ambiente em poucos segundos. Assim como no Home Decorator, o usuário também pode fotografar (com o celular) alguma cor que goste e, em seguida, aplicá-la nas paredes do espaço. A ferramenta também oferece um tipo de consultoria, que indica a melhor cor para cada ambiente da casa, mostra como fazer cálculo da quantidade de tinta e disponibiliza a lista de produtos vendidos pela marca. Disponível para iPhone, iPad e sistema Android.

http://suvinil.com.br/AppSuvinilCores/

Pinterest: no lugar de mensagens, imagens
Reprodução
Pinterest: no lugar de mensagens, imagens


4- Pinterest
A rede social vem ganhando espaço por ser diferente das convencionais. No lugar de mensagens, o usuário compartilha imagens – funciona como um verdadeiro mural (no Pinterest são chamados de “boards”). Os de decoração, criados por profissionais ou amantes do assunto, estão em grande número e trazem tendências, objetos de desejo e muitas novidades para quem deseja estar sempre antenado.

http://pinterest.com



5- Houzz
Conversar com profissionais da área ou simplesmente com quem é apaixonado por decoração. Esse é o objetivo do Houzz, uma rede social que ganha cada vez mais adeptos. É possível buscar fotos por estilo arquitetônico ou pelos ambientes da casa – há diferentes opções, desde quartos até áreas mais específicas, como closets. Também é possível salvar as imagens que mais gostou ou postar fotos pessoais. Outro destaque da ferramenta é a chance de fazer perguntas para arquitetos e decoradores que estão on-line.

http://www.houzz.com/

Decora.me: rede social para arquitetos e decoradores profissionais
Reprodução
Decora.me: rede social para arquitetos e decoradores profissionais

6- Decora.me
Arquitetos, decoradores, outros profissionais da área e interessados no assunto trocam experiências, inspirações e muitas imagens na rede social Decora.me. Com a ferramenta, que é uma criação brasileira, o usuário pode compartilhar as imagens que mais gosta.

A interface descomplicada é seu grande diferencial – as fotos são catalogadas por cores de maneira automática de acordo com os tons presentes na imagem, o que facilita a busca. A ferramenta está disponível apenas para convidados, mas alguns blogs oferecem periodicamente convites a interessados.

http://decora.me


7- Magic Plan
Disponível para iPad, iPhone e Ipod Touch, o aplicativo Magic Plan é ideal para engenheiros, arquitetos ou para quem deseja reformar a casa. Basta tirar fotos em 360° do ambiente, que a ferramenta desenha a planta do espaço. A partir daí, o usuário pode trabalhar em cima dos traços e aprimorar o trabalho.

http://itunes.apple.com/us/app/magicplan/id427424432?mt=8

iHandy Level: app para ajudar a colocar quadro na parede
Reprodução
iHandy Level: app para ajudar a colocar quadro na parede

8- iHandy Level
Esqueceu o prumo na hora de colocar aquele quadro na parede? Não precisa se desesperar, basta tirar seu iPhone do bolso e acessar o aplicativo iHandy Level. A ferramenta funciona como um prumo virtual e facilita o trabalho de quem deseja nivelar superfícies ou medir os ângulos das paredes. Disponível para iPhone, iPad, iPod Touch e sistema Android.

http://itunes.apple.com/us/app/ihandy-level-free/id299852753?mt=8


9- Home 3D
Disponível para iPhone, o aplicativo permite a criação de plantas em 3D. Além disso, é possível escolher peças de decoração, trocar estampas, mudar as cores das paredes e adicionar objetos. Opção ideal para quem decidiu construir a casa dos sonhos e quer ter uma prévia de como ficará. Pode ser usado por profissionais da área ou interessados no assunto.

http://home3dapp.com/


Leia também:
- Casa sempre quentinha começa na construção
- Saiba como arrumar a cama como a de um hotel cinco estrelas

Acompanhe as novidades do iG Casa também pelo Twitter .

    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.