Durante palestra realizada em São Paulo, o arquiteto italiano criticou a falta de visão dos profissionais da mostra

“Não vi a alma brasileira”. Foi assim que o arquiteto italiano, Fabio Novembre, resumiu sua visita à Casa Cor São Paulo, maior exposição de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, durante uma palestra na capital paulistana, nesta quarta-feira (4). Crítico, o profissional reclamou do excesso de cuidados dos profissionais brasileiros com a finalização dos ambientes, ao invés de se preocuparem em desenvolver novas ideias.

Leia também:  Conheça 49 ambientes da Casa Cor SP

“A mostra tem espaços bem finalizados, bonitos e conectados com a moda. Entretanto, falta visão nos projetos e o que torna algo único é justamente a capacidade de criar ”, afirma. “Vi apenas uma repercussão do cenário internacional, mas nada realmente novo”, alerta Novembre.  Veja na galeria de fotos abaixo alguns clássicos de seu trabalho:

O renomado arquiteto também ressaltou a importância de novas propostas surgirem durante feiras como a Casa Cor. “Se os profissionais se adaptarem a reproduzir somente modelos de ‘bom gosto’, não conseguirão dar o salto necessário para colocar o design do Brasil em destaque”, diz. Durante a palestra, Novembre ainda reconheceu a importância dos irmãos Campana no cenário internacional e afirmou que eles poderiam ser a principal referência dos profissionais brasileiros na criação de novas ideias.

Com obras intensas e inovadoras, o arquiteto italiano busca aproximar seu trabalho de formas fluidas, relacionadas ao corpo humano. Um dos exemplos consagrados de sua obra é a cadeira Nemo, destaque no Salão do Móvel de Milão de 2010, em que usa a representação de uma máscara para incluir o usuário na obra, em um jogo de esconde-revela. “Sempre procuro reduzir a barreira entre as pessoas e as obras. O usuário não pode ser apenas observador, mas participar do design”, diz.

Saiba mais:

Débora Aguiar vence o prêmio de melhor ambiente da Casa Cor São Paulo

Veja quem são os famosos homenageados na Casa Cor SP

As novidades da Semana de Design de Milão 2012

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.