Instalados em varandas, banheiros e adegas, os televisores são incluídos na decoração como itens indispensáveis

Foi-se o tempo em que o televisor ficava restrito à estante da sala. Com imóveis de estruturas cada vez mais versáteis, já não é incomum encontrar o aparelho no meio da varanda, sobre a banheira ou inserido no espelho ou na porta do armário.

Leia também:  Conheça 49 ambientes da Casa Cor SP

Sem pudores, arquitetos adaptam a decoração dos ambientes para tornar harmônica a presença dos indispensáveis televisores. Uma das soluções mais requisitadas é a colocação do aparelho atrás de espelhos. A solução libera espaço no ambiente e minimiza a constante presença da televisão, já que permite o reflexo natural quando ela estiver desligada.

Na suite feita por Glaucya, o painel de vidro recebeu projeções de imagens e foi usado como divisória
Divulgação
Na suite feita por Glaucya, o painel de vidro recebeu projeções de imagens e foi usado como divisória
“Na suíte que montei para a Casa Cor São Paulo deste ano usei televisores em painéis e recorri a espelhos com o objetivo de não deixar os  aparelhos muito expostos ”, diz Glaucya Taraskevicius, arquiteta. “O importante é que a televisão seja colocada em locais discretos da casa, sem prejudicar a harmonia da decoração”, afirma.

A alternativa também foi usada pelo arquiteto Leonardo Junqueira no estúdio projetado para a Casa Cor SP. “Os imóveis estão cada dia menores e, muitas vezes, não é possível abusar de itens do mobiliário ”, afirma. “Desse modo, nada melhor do que fixar o televisor no próprio armário, em uma estrutura prática que sirva como espelho quando o aparelho estiver desligado”, completa.

Alguns projetos chegam a usar painéis de vidro (com projeções de imagens) como divisórias de ambientes. Mas a invasão dos televisores também alcança eletrodomésticos e outros equipamentos. Em 2006, a marca LG lançou no exterior um protótipo de geladeira com uma televisão de 15 polegadas e tela de cristal líquido. Um ano depois, a empresa Jacuzzi colocou no mercado a banheira La Scala Whirlpool que vem com um televisor HDTV de 43 polegadas, DVD e som surround.

Segundo o relatório da Forrester Research (empresa de análise de mercado), divulgado em março deste ano, os brasileiros gastam aproximadamente 6,2 horas por semana assistindo televisão . Diante dessa realidade, nada melhor do que analisar os 25 projetos da galeria abaixo antes de escolher o melhor lugar para a sua televisão:


Leia também: 
A onipresença da TV mata as conversas? 

A casa de cada signo

Acerte na escolha do rodapé

Marcelo Faisal dá dicas para deixar seu jardim mais bonito


Siga o  iG Delas  pelo  Twitter e assine  nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.