A nutricionista Valéria Rangel ensina receitas de fácil preparo e dá dicas de como escolher e armazenar corretamente os alimentos


Acordo Ortográfico


Ir ao mercado e comprar os alimentos certos na quantidade exata parece tarefa simples para quem faz isso diariamente durante anos, mas gera dúvidas entre aqueles que moram sozinhos há pouco tempo ou mesmo entre os recém-casados.

Foi para ajudar a resolver esse problema que Valéria Rangel, especializada em nutrição funcional, deu uma aula no Casa Boa Mesa, além de ensinar receitas saborosas e de preparo rápido. A idéia é fazer uma comida saudável e rápida ao mesmo tempo, que você possa colocar no forno, ir tomar banho e, quando voltar, ver que já está pronto, definiu.

Durante todas as etapas de preparo do cuscuz marroquino com cenoura e do peixe com ervas e frutas secas, a nutricionista explicou a melhor maneira de utilizar cada alimento para que os valores nutricionais e o sabor não fossem perdidos. A cebola refogada para compor o cuscuz marroquino, por exemplo, foi refogada sem óleo. Se colocarmos um pouco de água, a própria cebola solta uma espécie de açúcar que deixa o aspecto dourado, ensinou.

A simplicidade também foi comprovada na hora de montar o peixe. Valéria ensinou a fazer uma espécie de trouxinha de papel alumínio ou manteiga com um filé de linguado, ou outro peixe alto, e os outros ingredientes, como castanhas, amêndoas, cebolinha francesa e leite de coco.

Em apenas 15 ou 20 minutos de forno o peixe está pronto para ser servido com um fio de azeite extravirgem que é colocado com a receita já pronta. Esse tipo de azeite é muito delicado e deve ser consumido cru para não perder as propriedades, disse Valéria.

No momento da compra, no entanto, a dica básica é comprar alimentos diversos, mas em pequenas quantidades. Sempre brincamos dizendo que casa de recém-casado não é lugar de fartura. Mesmo porque o início é um momento de aprendizado, é preciso entender o que o parceiro ou parceira gosta, explica a nutricionista em sua apostila.

Assista abaixo ao vídeo em que a nutricionista Valéria Rangel ensina a receita de peixe assado com ervas:




Leia mais sobre: Casa Boa Mesa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.