Conheça algumas dicas para você evitar dores de cabeça desnecessárias

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508148973&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico
Contratar um encanador nem sempre é tão fácil como se imagina. Muitas pessoas já passaram por algum problema com estes profissionais, que chegam a transformar um conserto simples em uma dor de cabeça enorme.

Se seus amigos de confiança e familiares não tiverem nenhum encanador conhecido para indicar, há outras saídas no mercado. Normalmente quem vende materiais de construção tem profissionais para recomendar e também há empresas especializadas, explica Vanessa Vieira, advogada do PRO TESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

Além de escolher profissionais que tenham capacitação para realizar os consertos, a comparação de diversos orçamentos pode ajudar na escolha do seu encanador. "Na hora do orçamento, deve estar considerado as especificações de todos os serviços a serem realizados com os valores correspondentes, que variam de acordo com o projeto da obra", afirma.

A advogada lembra que fazer orçamentos com mais de um profissional, também é importante para verificar se o preço pedido está dentro do praticado no mercado ou se há algum abuso por parte do encanador.

O próximo passo, então, é criar um contrato. O contrato é necessário para que todos os direitos e deveres das partes sejam garantidos e, no caso de necessidade de recorrer ao Judiciário, ter a prova necessária, conta Vanessa. A recomendação é que estejam especificados no documento quais serviços serão realizados, além dos prazos de entrega e os valores a serem pagos.

Já na hora da compra dos materiais, o encanador contratado precisa fazer uma relação do que é necessário para a obra e o próprio contratante deve ser o responsável pela pesquisa de preços e de qualidade dos produtos.

De preferência, deve comprar pessoalmente os materiais, conforme as especificações do profissional, defende a advogada. Dessa forma, é possível evitar que o encanador se aproveite dos preços dos materiais para enganar o contratante e ganhar um dinheiro a mais.


Leia mais sobre: encanador

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.