Sasazaki alerta sobre alguns cuidados necessários desde a compra até a instalação de portas e janelas

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508147535&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico
As esquadrias fazem parte de um projeto e exigem a realização de análises antes da compra e cuidados especiais ao serem instaladas, para que representem um produto bonito e funcional por mais tempo. 

Cuidados antes da compra

Antes da compra é fundamental analisar aspectos como o local onde a esquadria será colocada, o espaço disponível para a instalação e para a abertura da porta ou janela, condições climáticas, e as diferenças entre o alumínio e o aço - que embora de metais possuem características distintas, como a maior oxidação do aço em regiões litorâneas - pois estes itens influenciam no desempenho do produto, tanto em segurança como em conforto e durabilidade. 

Também é recomendado optar por fabricantes que atendam aos requisitos de produção determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). "Isto garante maior qualidade dos produtos e segurança para os consumidores", explica o diretor da empresa, Edson Ichiro Sasazaki. 

Cuidados durante a compra

Divulgação

Na hora da compra é importante observar a espessura da chapa, a resistência dos perfis utilizados, a qualidade dos acessórios e da pintura contra corrosão, bem como a resistência ao manuseio para maior durabilidade. "Nem sempre vale a pena optar pelo produto mais barato. Portas e janelas são produtos de uso diário, por isto, requerem alta resistência mecânica. A baixa qualidade pode trazer dores de cabeça, mesmo para quem deseja trocar o produto futuramente", alerta o diretor da Sasazaki.


Preparação e cuidados na instalação

Ao receber o produto, o consumidor deve verificar se o item está em perfeitas condições e se corresponde às características de modelo e cor descritas na nota fiscal. "Antes de instalar, é fundamental ler com atenção e seguir as orientações contidas no manual de instruções e na embalagem do produto, pois ele detalha os cuidados necessários para a correta instalação e manutenção da porta ou janela. Recomendamos ainda a contratação de um profissional habilitado", destaca Edson. 

A embalagem do produto só deve ser completamente retirada depois da instalação e após a pintura da parede. "Se a esquadria não for colocada de imediato, o consumidor deve armazená-la longe de locais úmidos, sujeitos a intempéries, de produtos químicos, como ácidos e solventes, e de materiais como cal e cimento", indica o diretor da empresa. 

O profissional habilitado sabe que o vão livre onde o item será instalado deve ser maior do que a medida da esquadria. É importante também deixar os espaços para encaixe dos chumbadores, ou seja, o calço que acompanha o produto, pois ele tem a função de manter a folga adequada até a completa secagem.

"Um bom profissional sabe que não se deve assentar tijolos diretamente sobre a esquadria. Também, que não se deve colocar calços no meio da base do produto, nem tampouco forçar os perfis com cacos de tijolos, pois os mesmos poderão entortar e isso prejudica o funcionamento da porta ou janela", lembra Edson. 

Possíveis resíduos de massa de reboco no metal devem ser retirados imediatamente com um pano umedecido com água; se a argamassa já estiver seca, use com muito cuidado uma espátula de madeira ou de plástico. A esquadria jamais deve ser lixada, nem mesmo antes da pintura, para que a camada protetora da superfície não seja removida.

A Sasazaki lembra também que, além do manual que acompanha cada item, se houver dúvidas quanto aos procedimentos, o consumidor sempre deve buscar informações junto ao fabricante.


Leia mais sobre: portas e janelas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.