Saiba como ter e cuidar do jardim na varanda

A paisagista Paula Magaldi investe na natureza como forma de trazer qualidade de vida à casa
Divulgação
A paisagista Paula Magaldi investe na natureza como forma de trazer qualidade de vida à casa
Para quem mora em apartamento, a varanda representa a possibilidade de ter um pouco de verde ao redor. “É fundamental reservar um local para a natureza. Não importa o tamanho do jardim, mas sim a qualidade de vida que ele nos oferece”, diz a paisagista Paula Magaldi.

Na opinião de Santana, não há restrições para desenvolver um jardim em varandas. “Não existem medidas mínimas. Com bom senso é possível transformar qualquer cantinho em um espaço repleto de verde”, afirma o paisagista Sérgio Santana.

Uma boa solução para aproveitar ambientes pequenos é planejar um jardim vertical. “Basta uma parede para se ter um resultado mais do que especial”, diz Paula. Painéis de treliça, vasos pequenos e plantas pendentes também são soluções bem-vindas.

Cuide bem das espécies
Se a varanda estiver perto de ruas e avenidas movimentadas, você terá de enfrentar uma vilã que pode prejudicar as espécies: a poluição. Porém, há alternativas que ajudam a amenizar o problema.

“Aposte em plantas mais resistentes e use spray com água ou pano úmido para limpar folhas e caules”, indica a paisagista Iara Kílaris.

A poeira, a fuligem e a fumaça dos carros são prejudiciais, pois fecham os poros da planta, que ficam vulneráveis a doenças. “Por esse motivo, a manutenção deve ser realizada, no mínimo, a cada 15 dias”, ressalta Paula.

Outra dica fundamental para garantir o sucesso do seu jardim é adubar a terra. “Geralmente, usamos adubo químico, pois a absorção é mais rápida e não há propagação de cheiro, como ocorre no caso de alguns substratos orgânicos”, comenta Santana.

Depois de plantar, vale ficar de olho no desenvolvimento da espécie. Se ela não apresentar boa evolução, o problema pode estar na terra. “Nesse caso, o ideal é fazer o enriquecimento com adubos orgânicos, como o húmus de minhoca”, afirma o paisagista.


Serviço:

Ângela Martins
Rua Lira, 123 – São Paulo (SP)

Débora Aguiar
Rua Bento de Andrade, 660 – São Paulo (SP)

Iara Kílaris
Avenida São Jerônimo, 791 – Americana (SP)

Marcelo Rosset
Avenida Angélica, 2503, conjunto 48 – São Paulo (SP)

Paula Magaldi
Alameda Lorena, 442 – São Paulo (SP)

Sérgio Santana
Avenida das Américas, 1155 – Rio de Janeiro (RJ)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.