Projeto de Débora Aguiar traz toques masculinos sem deixar de lado o conforto

Depois de um longo dia de trabalho, tudo o que se quer é descansar sozinho em um espaço confortável ou curtir os amigos em um ambiente moderno. Foi tentando aliar esses dois desejos que a arquiteta Débora Aguiar projetou este apartamento de 187 m2, no bairro da Vila Conceição, em São Paulo. “O apartamento segue um estilo clean, com muita claridade, e mistura de materiais nobres, priorizando o aconchego”, explica.



O perfil do cliente foi determinante para dar forma aos espaços da casa. Unindo elementos nobres, como mármore travertino navona bruto, a outros mais rústicos, como madeira de demolição, os espaços ganharam um ar jovem e descolado, sem perder a sofisticação.

“O ponto-chave deste projeto foram os ambientes amplos, generosos e versáteis, como a junção de dois dormitórios para criar a suíte máster”, afirma Débora. O segredo para conseguir espaços harmoniosos e equilibrados está nos mínimos detalhes, como por exemplo, nas maçanetas e puxadores retos, que compõem o clima clean do apartamento.

“As linhas retas fazem parte do contemporâneo e dão um leve toque masculino, sem deixar de ser aconchegante.”

Comodidade e conforto

Um material bastante explorado no projeto foi o espelho, que aparece no living, na sala de jantar e no quarto. De acordo com Débora, o uso dele foi estratégico, servindo tanto para dar destaque e amplitude, como para ocultar algo indesejável.

“No living, o espelho foi usado tanto para trazer a luminosidade como para refletir a bela vista exterior e também para ocultar a porta de acesso ao dormitório.”

A automação da iluminação e de aparelhos eletrônicos também foi priorizada para dar mais conforto aos proprietários. A pedido do filho mais jovem, equipamentos de última geração (guardados na estante do home-theater) foram providenciados.

Mas Débora lembra que antes de incluir esses itens em um projeto, é importante prever os pontos de instalação, para que fios e cabos fiquem escondidos e não prejudiquem a harmonia do ambiente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.