Recém-inaugurado em São Paulo, o Sofá Café é um bule cheio de ideias para decorar e reformar a casa

Ele não nasceu para ser um café-design. Mas meio por acaso, meio como consequência natural das parcerias firmadas pelo engenheiro florestal Diego Gonzales para sua realização, o Sofá Café, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, se tornou mais do que um lugar aconchegante para se fazer uma pausa no meio do dia. Ali, de cada cantinho pode-se tirar uma boa ideia para decorar ou reformar . Talvez num desejo inconsciente de levar o café inteiro para casa.


O projeto é assinado pela equipe de arquitetos e designers do Estúdio SuperLimão, cujo mais recente trabalho é o apartamento de Humberto Campana – com quem estão trabalhando na reformulação da nova loja da Firma Casa, na alameda Gabriel Monteiro da Silva. No briefing, trazer soluções sustentáveis e que dessem aconchego ao local estavam em primeiro plano. Daí a escolha dos móveis de época e dos sofás de diferentes tamanhos e formatos, revestidos com tecidos coloridos e macios. E das paredes descascadas até o tijolo original, para remeter às construções antigas.

Nelas, diferentes desenhos foram escavados e recobertos com musgo, formando um jardim pra lá de original. “Na verdade, esta foi a forma que encontramos para disfarçar pequenas imperfeições na construção das paredes, que só poderiam ser revertidas com a demolição. O que não era uma alternativa”, afirma Thiago Rodrigues, do SuperLimão. Para manter os musgos, que naturalmente se fixam ao tijolo úmido, basta regar duas vezes ao dia e adubar (de forma foliar) mensalmente. A poda constante mantém o contorno dos desenhos.

Nas laterais do imóvel, duas grandes janelas foram abertas para trazer mais iluminação natural para a parte interna. Uma espécie de comporta de madeira, que se movimenta por um sistema de roldanas, com largas cordas de fibra natural, fazem as vezes de folhas na hora de abrir e fechar as passagens.
Abaixo delas, na área externa, uma tábua de madeira de demolição foi fixada à parede, servindo de balcão coletivo nos dias mais quentes.

Para sentar, a equipe de design criou uma divertida mistura de bancos feitos com madeira de demolição (iguais àqueles encontrados em obras) e espaldares de cadeiras pré-existentes no café, pintadas em cores fortes. Assim nasceu o banco Caipira de Limão, apresentado pela primeira vez no Salão Design São Paulo , em junho. “A peça já entrou para nossa linha de móveis”, diz Rodrigues.

Mas não são só as grandes transformações do local que inspiram. Entre uma xícara de café orgânico e outra, uma boa ideia pode nascer do saleiro em forma de O, das luminárias coloridas, do teto sem forro ou das saborosas misturas e apresentações do cardápio. Entre elas o pão de queijo com cubos de queijo coalho, a salada thai (com camarão grelhado, macarrão parafuso, coco,manga e um leve toque picante) e a carta de sucos, que inclui, entre outras, misturas para desintoxicar (melancia, pera, limão,hortelã, capim-santo e gengibre) e energizar (kiwi, manga, limão, laranja e hortelã).


Serviço:
Sofá Café
R. Bianchi Bertoldi, 130, Pinheiros – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3034-5830
Horários: de segunda a quarta, das 7h30 às 19h. Às quintas e sextas até 21h30

Siga o iG Delas no Twitter e curta no Facebook

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.