Descubra como aproveitar o espaço e dar sensação de amplitude à área entre a pia e o fogão

Preparar saborosas refeições num local espaçoso e reunir a família inteira ao redor da mesa é cena cada vez mais rara. Com o passar dos anos, a metragem dos imóveis encolheu e os reflexos dessa história podem ser vistos na cozinha. “O ambiente diminuiu para dar mais espaço às áreas sociais. Atualmente, as cozinhas são pequenas e estreitas”, constata a arquiteta Daniella Lima.

Mas, acredite, nem tudo está perdido. Há uma lista extensa de dicas e possibilidades para aproveitar da melhor maneira a área disponível. O primeiro passo, de acordo com a arquiteta Gislene Lopes, é analisar a rotina dos moradores. “Dessa forma, podemos planejar a distribuição dos componentes e facilitar a circulação.”

Cozinhas americanas são boas soluções para dar amplitude. “Elas permitem integração com outros cômodos da casa e deixam o local mais arejado”, afirma Gislene.

A próxima etapa é definir como serão os armários, itens fundamentais no dia a dia. “Aposte em um projeto modular, que garante melhor aproveitamento de cada centímetro”, indica Daniella. Para a arquiteta Dafne Villalta, as peças eleitas devem ir até o teto, pois acomodam maior quantidade de itens e não acumulam pó.

Acerte na cor

As cores escolhidas também são grandes aliadas na busca por espaço. “Vale optar por móveis e revestimentos com tons neutros”, diz Dafne. Mas se a ideia é dar vida ao ambiente, eleja complementos coloridos, como utensílios e pastilhas de vidro em uma parede pequena. “Esses truques são infalíveis, assim como um bom projeto de iluminação, que ajuda a o ambiente mais claro”, afirma Daniella.

Outra dica é usar prateleiras, de vidro ou não, para abrigar condimentos. Os eletrodomésticos também possuem um papel fundamental nesse contexto. “Escolha apenas aqueles que serão realmente úteis. Caso contrário, ocuparão uma área preciosa”, diz Gislene.

Posicionar o fogão próximo à bancada pode ser uma boa alternativa para facilitar a movimentação. No entanto, é preciso verificar corretamente o espaço disponível para cada item para evitar futuras dores de cabeça.
Inclua nesse cálculo a possibilidade de ter uma bancada para refeições. “Modelos retráteis e compactos são os mais indicados”, recomenda Dafne.

E não esqueça: praticidade e organização são essenciais para o bom funcionamento do espaço.

Serviço:

Dafne Villalta
Tel: (11) 3262-2113

Daniella Lima
Tel: (11) 7108-2142

Erica Salguero
Rua Coelho Lisboa, 61, conj. 22 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2093-8658 / 9105-9225

Gerson Dutra de Sá
Avenida Pavão, 955 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 5044-2028

Gislene Lopes
Rua Timbiras, 138 – Belo Horizonte (MG)
Tel: (31) 3281-4133

Marcelo Rosset
Avenida Angélica, 2503 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3258-5905

Renée Sbrana e Patrícia Figueiredo
Rua Iguatemi, 284 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3071-3252

Vitor Penha
Alameda Franca, 267 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3289-2000


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.