Fechar as varandas com vidro e utilizar o mesmo revestimento nos pisos ampliam a sala

A sala ficou 10 m² maior quando foi unida à varanda do apartamento
Divulgação
A sala ficou 10 m² maior quando foi unida à varanda do apartamento
Foi a partir dos anos 80 que os apartamentos começaram a diminuir de tamanho. E, com o boom imobiliário dos últimos 10 anos, esse fenômeno se agravou, ainda que os preços continuassem a subir.

Veja outras soluções para a varanda:
Lazer nas alturas
Um lugar tarnquilo para descansar
Aproveite melhor a varanda

“Foi essa relação tamanho x preço, inversamente proporcional, que fez com que unir a varanda à sala se tornasse uma alternativa para ampliar o ambiente”, afirma o arquiteto Matheus Conque Seco Ferreira, diretor da Domo Arquitetos e Associados, de Brasília (DF). Segundo ele, a solução é usada em mais da metade dos apartamentos das Superquadras.

Aproveite melhor os espaços da casa

Assim como nos apartamentos do Plano Piloto, essa tendência é bastante observada em Belo Horizonte (MG). De acordo com a arquiteta Flávia Soares, a instalação de vidros nas varandas também podem servir como proteção para locais onde o vento é mais forte.

Um piso só

Além de fechar a varanda com vidro, outro recurso que aumenta a sala é revestir ambos os cômodos com o mesmo tipo de piso . Mas antes é preciso colocar os dois ambientes no mesmo nível, já que, na maioria dos casos, as varandas têm o piso mais baixo que a sala para ajudar no escoamento da água de chuva .

“Como em Brasília o desejo de ampliar a sala é grande, as construtoras já entregam os apartamentos com o piso da varanda e da sala nivelados”, explica Ferreira, que, em um de seus projetos, conseguiu aumentar a área da sala em 10 m² usando o recurso.


Quando o nivelamento do piso com o meso revestimento não for possível, pode-se optar pela criação de um deck de madeira . “Esse material leva aconchego ao ambiente e ajuda a dar a impressão de continuidade”, explica a arquiteta Paula Ferraz, da Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design. Lembrando que a tábua de madeira tem altura maior do que o porcelanato e por isso reduz o desnível existente.

Saiba mais sobre arquitetura:

Siga o iG Delas no Twitter

Curta o iG Delas no Facebook


Serviço:

Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design
Av. Iraí, 393, cj. 75 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 5096-2424

Domo – Arquitetos associados
SHCN-CL 202 Bloco B Salas 206 e 207 – Brasília (DF)
Tel: (61) 3201.6912 / 3202.5542

Flávia Soares
contato@arquitetaflaviasoares.com.br
Tel: (31) 3262-2959

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.