A arquiteta Carla Dichy quebrou paredes, trocou revestimentos e mudou a divisão de ambientes para chegar ao resultado ideal

Quando escolheu onde morar, a arquiteta Carla Dichy percebeu que teria muito trabalho pela frente. O apartamento de 290m², em São Paulo, precisava de uma reforma ampla, com direito a troca de revestimentos e diversas paredes colocadas abaixo. Os materiais eram antigos e a divisão dos ambientes não valorizava a metragem do imóvel. Mesmo assim, ela resolveu encarar o desafio e mudar-se para o novo endereço.


Depois de avaliar cada detalhe, ela decidiu por um projeto diferente. O resultado é um lar em harmonia, marcado por cores neutras e espaços amplos. “Os materiais e os tons escolhidos se complementam. Tudo ficou do jeito que eu esperava, uma casa confortável e muito bonita”, conta.

O primeiro passo foi demolir algumas paredes. Uma delas é a que fazia divisória da sala de estar com a de jantar. “O ambiente único possibilita maior conforto”, diz. Mas também pensou nos momentos de privacidade e projetou uma porta de correr de laca branca que pode isolar o espaço. A parede que definia o home theater também veio abaixo. No lugar dela, Carla também usou uma porta de correr.

Denílson Machado / Divulgação
"O ambiente único possibilita maior conforto", diz Carla, sobre a união dos ambientes da área social


Em toda a área social, o revestimento antigo (assoalho de madeira) saiu de cena e deu lugar a tacos de ipê, que receberam tratamento parar durar mais (Bonna Fosco, executado pela Felgueiras). “O material confere personalidade e aquece a casa”, ressalta.

A sala é decorada com móveis assinados por designers famosos, como Sérgio Rodrigues e sua Poltrona Mole. Fazem parte do cenário obras de arte do acervo da arquiteta. “Optei por tons neutros nos móveis para destacá-las”, afirma.

Ala íntima
O quarto principal também foi repaginado e agregou um home office. Para evitar bagunça no local, Carla projetou uma bancada com armário superior que delimita a área de trabalho.

O quarto principal também foi repaginado, substituindo a cama baixa emoldurada com uma bancada
Denílson Machado / Divulgação
O quarto principal também foi repaginado, substituindo a cama baixa emoldurada com uma bancada


A etapa seguinte foi reformular o banheiro da suíte que, com 10,16 m², foi um dos espaços que mais mudou. “Queria que ficasse claro, amplo e com móveis funcionais para guardar tudo. Transformei em uma sala de banho”, comenta. A antiga banheira comprometia quase toda a área. A alternativa foi removê-la e substituí-la por um modelo novo – colocado em uma das extremidades.

Os materiais de acabamento (azulejos antigos) deixavam o local escuro e foram substituídos por revestimentos brancos. No piso há porcelanato (Portobello) e nas paredes foi utilizada pintura acrílica. A bancada é feita com mármore piguês e abriga duas cubas de sobrepor quadradas (Deca). Os armários foram desenhados pela arquiteta e executados com fórmica na parte interna e laca branca para dar acabamento.
Denílson Machado / Divulgação
"Queria que ficasse claro, amplo e com móveis funcionais para guardar tudo. Transformei em uma sala de banho", comenta a arquiteta, que mudou a banheira de lugar

O corredor que leva à suíte foi ampliado para facilitar a circulação. “Optei por recuar uma das paredes do quarto de hóspedes”, explica.

Tá na mesa!
A cozinha não ficou de fora das reformulações. A principal mudança também foi a troca de revestimentos. Porcelanato preto (Portobello), mesma cor usada na bancada da pia, contrasta com as peças de cerâmica branca (Portinari) que foram colocadas nas paredes.

“A ideia de misturar os tons surgiu para deixar o espaço mais leve”, conta. Carla ainda caprichou no projeto de iluminação, composto por lâmpadas fluorescentes e PAR 20 (luz branca e amarela). “A primeira está no eixo do teto e assegura a iluminação geral. As outras ficam sobre a bancada, pois reproduzem as cores dos alimentos com maior precisão”, ressalta.


Serviço:
Carla Dichy
Rua Artur de Azevedo, 1857
São Paulo
Tel: (11) 3083 3024

Cerâmica Portinari
Tel: 0800 701 7801

Deca
Tel: 0800 011 7073

Felgueiras
Avenida dos Remédios, 322 - São Paulo
Tel: (11) 3625 0335

Portobello
Tel.: 0800 648 2002

Fotos: Denílson Machado






    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.