Apartamentos térreos com área de lazer descoberta são alternativas a casas

As varandas com maior metragem são o principal diferencial dos apartamentos garden
Divulgação Yuny Incorporadora
As varandas com maior metragem são o principal diferencial dos apartamentos garden
A baixa procura pelos apartamentos térreos, rejeitados principalmente por causa do barulho e da falta de privacidade, fez com que muitas construtoras buscassem artifícios para torná-los mais atraentes. Com metragens superiores às outras unidades e varandas ampliadas, os chamados “apartamentos garden” ganham cada vez mais destaque no mercado imobiliário.

A sacada estendida deixou de ser uma simples laje sobre a garagem e agora permite usos variados. “Pude realizar o sonho de ter uma jardineira com temperos ”, conta a advogada Camille Nicolau, moradora de um apartamento duplex no térreo de um prédio na Vila Madalena, em São Paulo.

Como só havia morado em casas , a possibilidade de ter um quintal de 30 m², com a segurança de um edifício, pesou bastante na hora de Camille e seu irmão – que comprou a unidade vizinha – fecharem negócio.

O terraço de Camille Nicolau, em um apartamento térreo duplex, em São Paulo
Arquivo pessoal
O terraço de Camille Nicolau, em um apartamento térreo duplex, em São Paulo
“Além da semelhança com as casas, há ainda a vantagem de poder ter um playground privativo”, afirma Paulo Ariston, coordenador comercial da Cosil Construções e Incorporações. “Isso sem falar da possibilidade de criar animais de estimação de médio ou grande porte”, completa.

No terraço de 60 m² da especialista em marketing Anna Carolina Fernandes, em Florianópolis, por exemplo, o cachorro divide o espaço com árvores frutíferas e uma área de estar completa, que dispõe de cama marroquina, mesa, poltronas e espreguiçadeiras.

Também é comum encontrar, nas varandas térreas, churrasqueiras , hortas , piscinas , soláriuns e até spas de hidromassagem – recurso usado em um edifício de alto padrão no Alto de Pinheiros, em São Paulo.


O outro lado

Nem tudo são flores para quem mora em imóveis com sacada estendida. Com a diferença na metragem e as várias opções de aproveitamento do espaço extra, os "apartamentos garden” podem valer mais do que os superiores – embora a proximidade com a garagem e o salão de festas e a falta de privacidade ainda mantenham o valor mais baixo em muitos casos.

alt
60 m², em Florianópolis" /
Arquivo pessoal
Varanda de Anna Carolina Fernandes, com
60 m², em Florianópolis
De qualquer forma, os gastos com IPTU e condomínio – além da manutenção da varanda – certamente serão maiores, já que esses valores estão diretamente relacionados à área útil de cada unidade.

Mas as principais queixas dos que possuem terraço ampliado referem-se ao lixo jogado dos imóveis superiores. “Já reclamei com o síndico e deixei mensagens no mural, mas continuo me deparando com terra de vasos , água e bitucas de cigarro descartadas na minha sacada”, conta Anna Carolina Fernandes.

Gabriel Karpat, autor do livro “Condomínios – Orientação e Prática” e consultor da GK Administração de Bens, afirma que o problema é recorrente em bairros de todas as classes sociais. “A reclamação mais inusitada que recebi veio de um condômino que foi surpreendido por um absorvente usado jogado na sua varanda”, diz.

Minimize os problemas

Para o consultor Karpat, além de alertar o síndico para que os infratores sejam multados, vale também tentar falar diretamente com o vizinho assim que o problema ocorrer. O advogado Daphnis Citti de Lauro, da Citti Assessoria Imobiliária, sugere ainda a instalação de câmeras.

Uma solução mais drástica para o problema é a instalação de uma cobertura na varanda, o que nem sempre é permitido. “Via de regra, essa área não pode ser coberta, por modificar a fachada do edifício. A menos que a mudança seja aprovada pelo condomínio e pela prefeitura”, afirma o engenheiro civil Flavio Figueiredo, diretor da Daniel & Figueiredo Consultores Associados.

Em alguns casos, a construção de tendas, toldos retráteis e pergolados é autorizada, por não configurar alteração de fachada. No entanto, o morador deve estar ciente de que a manutenção e a limpeza ficarão sob sua responsabilidade.

Leia mais sobre varandas:
Ideias práticas para transformar a sua sacada num pequeno oásis verde
As plantas mais indicadas para o espaço
Dicas de acabamento para varandas de edifícios

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.