Modelos que fogem do padrão ajudam a definir seu estilo desde a entrada da casa

Se a primeira impressão é mesmo a que fica, o que dizer, então, do descaso com que grande parte das portas de entrada das casas são tratadas? Apostar em uma porta de encher os olhos faz a diferença e ajuda a definir seu estilo desde a entrada.

Leia também:  Saiba como escolher e cuidar do revestimento interno da piscina

“Ela é o cartão de visitas e deve ser diferente das demais”, diz a arquiteta Jóia Bergamo. Por esse e muitos outros motivos é importante escolher um modelo que combine com a morada (e com o seu jeito).

Confira abaixo uma galeria de fotos com 15 portas de tirar o fôlego:

A porta também deve estar em sintonia com o hall . Se a decoração for clássica, por exemplo, um modelo contemporâneo pode não cair tão bem. “Claro que sempre vale ousar e mesclar, mas sempre com equilíbrio e bom senso”, afirma o arquiteto e designer de interiores Gerson Dutra de Sá.

Uma porta de entrada deve ter, pelo menos, 80 cm de largura por 2,10 m de altura. No entanto, as proporções podem variar de acordo com o tamanho da casa. “Se houver espaço disponível, opte por um modelo grande, imponente. Isso causa boas impressões”, diz o profissional.

Feita com tábuas de MDF laqueadas, a porta parece um quebra-cabeça quando aberta
Divulgação
Feita com tábuas de MDF laqueadas, a porta parece um quebra-cabeça quando aberta
Quando chegar o momento de eleger o material da esquadria prepare-se, pois a lista de possibilidades é extensa. “As de madeira oferecem aconchego  ao ambiente”, conta o arquiteto Sidney Quintela. Mas elas não são as únicas. Atualmente, há inúmeras opções. “As de vidro e as revestidas com lacas coloridas ganharam espaço no mercado”, diz Jóia. Ferro e aço inox também estão em alta. “E caem bem na maioria dos projetos”, comenta Dutra de Sá.

Combinar materiais em um único modelo também vale. “Dá para mesclar vidro serigrafado com laca. Ou então desenhar uma com frisos e relevos. Tudo depende da intenção e da personalidade dos moradores”, explica de Sá. Só tome cuidado para não pecar pelo exagero. “Colocar muitos detalhes ou fazer desenhos em excesso na madeira pode ficar pesado. Tudo tem o ponto do belo e, se ultrapassar essa medida, corre o risco de cair na cafonice”, completa o profissional.

Pesquise antes de escolher
É possível comprar uma esquadria pronta – há diversos modelos no mercado – ou escolher uma porta personalizada. A segunda opção resulta em um gasto extra, mas o resultado pode compensar o investimento. “Podemos criar de acordo com os desejos dos moradores. É possível até mesmo blindá-las, sem alterar o desenho”, afirma Jóia.

O sistema de abertura também é importante. “Gosto das pivotantes, que são mais bonitas e ajudam a economizar espaço ”, comenta Dutra de Sá. Nesse caso, a folha da esquadria gira em torno de um eixo vertical. É importante reservar, no mínimo, 90 cm para a abertura. “Não recomendo as de correr na entrada. Elas são ótimas apenas para delimitar ambientes”, ressalta.

Os inimigos do bom gosto, de acordo com ele, são os olhos mágicos. Não se usa mais. Evite. Dupla perfeita
Uma porta de entrada não sobrevive sem maçanetas ou puxadores. Na hora de comprar lembre-se de que é fundamental optar por um modelo que combine com a esquadria. Analise as dimensões dos dois elementos para não ficar desproporcional.

Os puxadores são boas pedidas para portas maiores. Há opções com diferentes comprimentos e podem chegar a mais de 1 m. Os cromados são ótimas escolhas. 


Serviço:

Brunete Fraccaroli
Rua Batataes, 4601, 4º andar – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3885-8309

Crisa Santos Arquitetos
Tel.: (11) 5524-7061

Fernanda Marques
Rua Ramos Batista, 198 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3848-3464

Gerson Dutra de Sá
Avenida Pavão, 955, conjunto 13 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 5044-2830

IndusParquet
Tel.: 0800-11-36 22

Jóia Bergamo
Rua Helena, 285, conjunto 124 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3045-5812

Sidney Quintela
Avenida Sete de Setembro, 2872 – Salvador (BA)
Tel.: (71) 3333-7000

Rua Oscar Freire, 1607 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3085-6129

Estrada da Luz – Lisboa (Portugal)
+351 217 277

Tieppo&Gonzalez
Rua Joaquim Floriano, 888, conj. 809 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3854-5654

Saiba mais:

Aproveite mais a varanda

Móveis de concreto decoram ambientes modernos. Saiba como usar

Adesivos personalizam a decoração da casa. Saiba como usar


Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.