Com algumas adaptações e unidade visual, ambientes pequenos ganham amplitude

selo

Uma boa dica para decorar ambientes pequenos é usar cores claras
Divulgação
Uma boa dica para decorar ambientes pequenos é usar cores claras
Morar em um apartamento com poucos metros quadrados não precisa ser sinônimo de quartos, salas e banheiros desconfortáveis e apertados. Arquitetos e decoradores têm na manga truques que, se bem aplicados, conseguem fazer milagres em poucos centímetros.

Cores claras, por exemplo, são uma grande dica para pequenos espaços. “Um ambiente monocromático dá amplitude a qualquer espaço”, afirma a arquiteta Clélia Regina Angelo, que na saleta íntima de apenas 24 m2 criada para a Casa Cor 2010, abusou do bege claro. A cor está no revestimento do futton, no sofá, na poltrona e no papel de parede.

Mas, o uso de apenas uma cor, não significa que o ambiente seja sem graça. “Parti das cores claras, mas complementei com diversos detalhes coloridos, como almofadas coloridas e banquetas em patchwork”, explica Clélia. O resultado é um ambiente descontraído e espaçoso.

Unidade visual

O uso de linhas e gráficos em diferentes partes do ambiente ajuda a criar unidade visual, o que dá a sensação de amplitude. Esse truque foi usado por Ana Bartira Brancante no Studio Feminino na Casa Cor 2010. Em apenas 26m2, a arquiteta criou quarto, sala de estar e cozinha, que foram integrados graças às linhas curvilíneas usadas na divisória rotatória e no painel.

“Todas as linhas se conversam”, afirma Ana Bartira. A divisória, item normalmente usado em espaços grandes, está no pequeno ambiente e não compromete a circulação, pois pode ser movimentada, integrando espaços ou dando privacidade ao quarto.

Nos armários do mesmo cômodo, outros dois truques poderosos também foram usados para dar maior sensação de amplitude: portas foram revestidas com vidro espelhado e a televisão flat foi embutida, gerando maior liberdade de espaço.

Vidros e transparências

Lance mão de espelhos, vidros e transparências em pequenos espaços
David Santos Jr/FOTOARENA
Lance mão de espelhos, vidros e transparências em pequenos espaços
Espelhos, vidros e transparências são sempre bem vindos para não poluir espaços pequenos, como mostrou Clarisse Reade no Gallery Office. “Você tem transparência na banqueta de acrílico, no vidro da mesa e em outros objetos, o que amplia muito”, diz.

Nos 12 m2 do espaço, a decoradora usou papel de parede berinjela, o que reforçou a sensação de aconchego sem comprometer a sensação de amplitude trazida pela chaise em cor clara e pelo biombo em madeira amêndoa, além dos acabamentos e cortina em tons claros.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.