Revestimentos modernos viram destaque na decoração

Com instalação e manutenção facilitadas, os revestimentos estão ganhando cada vez mais status de protagonistas nos projetos arquitetônicos. Na Casa Cor 2011 , materiais naturais – como madeira, fibras, linho e bambu – e combinações de azulejos e ladrilhos hidráulicos estampados estiveram em evidência. Adesivos e papéis de parede também foram bastante explorados.

O tecido com estampa de livros traz ar lúdico ao canto de estudos do ambiente de Clélia Regina Ângelo
Amana Salles/ Fotoarena
O tecido com estampa de livros traz ar lúdico ao canto de estudos do ambiente de Clélia Regina Ângelo

“Com o mercado recheado de novidades, é importante ter cuidado ao utilizar mais de um tipo de revestimento em um mesmo espaço, para não deixá-lo muito poluído”, orienta Simone Goltcher. Entre as tendências que a arquiteta trouxe para esta edição da mostra está o uso de superfícies com texturas diferenciadas, que trazem sensação de movimento.

A arquiteta Letícia Ruivo chama atenção para a tecnologia aplicada nos novos produtos. “Placas dos mais variados tipos e tamanhos possibilitam que você mude a parede de um dia para o outro, sem quebra-quebra”, diz.

Segundo ela, as inovações também permitiram que determinados efeitos estéticos fossem criados a partir de matérias-primas distintas – caso do piso vinílico que a profissional aplicou no Refúgio Contemporâneo da mostra. “Ele imita a madeira , mas é feito de um material muito mais fácil de limpar.”









Acompanhe mais novidades sobre arquitetura e decoração no twitter do Delas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.