Um dos brasileiros mais reconhecidos no exterior, arquiteto ganhou todos os prêmios importantes de sua área e continua atuante

O arquiteto Oscar Niemeyer completa 104 anos nesta quinta-feira (15) e parece estar longe de se aposentar. Para marcar a data, lançará a nova edição de sua revista “Nosso caminho”, a revista trimestral trilíngue criada por Niemeyer e editada com o auxílio da esposa Vera Lúcia, em uma recepção para poucos amigos em seu escritório de Copacabana.

Oscar Niemeyer: aos 104 anos em plena atividade
Carlos Magno
Oscar Niemeyer: aos 104 anos em plena atividade
Com disposição para o trabalho, Niemeyer continua desenhando os traços originais de projetos que levam a sua assinatura - e que, posteriormente, são desenvolvidos por sua equipe, sob a coordenação do arquiteto Jair Valera, um dos colaboradores mais próximos.

Entre as novidades criadas por ele está o projeto de uma casa em Londres, cuja obra deve ser iniciada em 2012, e que guarda semelhanças com a Casa das Canoas, criada em 1952 para sua própria moradia.

- Leia também: Centro Niemeyer é fechado no dia do aniversário do arquiteto

Outro trabalho recente de Niemeyer é a sede do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) , em Foz do Iguaçu (PR). Serão construídos um prédio para salas de aula, outro para laboratórios de pesquisa, um edifício para a reitoria e salas de professores, um anfiteatro com palco giratório para uma área de eventos com capacidade para até 10 mil pessoas, um restaurante universitário e uma biblioteca. Com obras iniciadas em agosto deste ano, a construção deverá ser concluída até o fim de 2013, a um custo estimado de cerca de R$ 500 milhões.

- Confira imagens do projeto do novo campus da Unila

Casa de shows no Aterro do Flamengo

No entanto, dentre os novos projetos, o que tem gerado mais comentários é uma casa de shows com capacidade para cerca de três mil pessoas, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O empreendimento, encomendado pelo Brazil Foodservice Group (BFG), grupo que administra a tradicional rede carioca de churrascaria Porcão, e orçado em R$ 200 milhões, corre o risco de não sair do papel. Isto porque a área é tombada pelo patrimônio público desde 1965, e qualquer modificação em seu entorno precisaria de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura do Rio.

Estes entraves parecem não preocupar Niemeyer. Na edição de dezembro da revista “Nosso Caminho”, a revista trimestral trilíngue criada pelo arquiteto, ele comenta que ficou entusiasmado em conceber um novo espaço destinado a espetáculos musicais. “Logo me ocorreu uma solução capaz de provocar surpresa e atrair o público: uma cúpula magnífica a ser construída ao lado do restaurante, localizando-a em frente ao Pão de Açúcar", explicou Niemeyer.

Vida e obra

Nascido em 15 de dezembro de 1907, Oscar Niemeyer é considerado um dos arquitetos mais influentes da moderna arquitetura internacional. Pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e visuais do concreto armado, tem em seu currículo todos os grandes prêmios dedicados ao setor, assim como diversas obras-primas facilmente reconhecidas em todo o mundo, como o edifício do Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, em Brasília; o Edifício Copan, a Marquise do Parque Ibirapuera e a Oca, em São Paulo; o Sambódromo, no Rio de Janeiro; o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói; e tantos outros.

Confira abaixo os principais trabalhos de Niemeyer

Siga o iG Delas pelo Twitter e fique por dentro das novidades

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.