Saiba como tirar o melhor proveito das medidas reduzidas dessa área tão importante – e esquecida – da casa

As compactas lavanderias devem ser muito bem planejadas para serem funcionais
Divulgação
As compactas lavanderias devem ser muito bem planejadas para serem funcionais
Com a metragem cada vez menor nos novos projetos residenciais, quem mais sofre com o aperto na distribuição dos espaços internos são as áreas de serviço . Compactas, elas devem ser muito bem planejadas para desempenharem sua função com sucesso.

Móveis planejados , varais retráteis, eletrodomésticos menores e mais modernos ajudam bastante. A principal dica é a compra uma lavadora de roupas que também seja secadora. Os novos eletrodomésticos são mais compactos e possuem abertura lateral, o que possibilita que sejam posicionados sob uma bancada.

“Mas é preciso atenção, pois muitas vezes é necessário modificar os pontos de entrada e saída de água para que fiquem abaixo da altura do tampo da máquina”, alerta a arquiteta Ana Lúcia Salama.


Leia também:
Aproveite melhor os espaços da casa
A ideia de Ana Lúcia Salama inclui uma bancada única de granito, sobre a máquina de lavar e embutindo o tanque, criando um gabinete abaixo dele
Divulgação
A ideia de Ana Lúcia Salama inclui uma bancada única de granito, sobre a máquina de lavar e embutindo o tanque, criando um gabinete abaixo dele
O tradicional tanque de louça também pode ser substituído por cubas especiais com ranhuras embutidas na marcenaria. “Assim, é possível criar um armário embaixo e otimizar o espaço”, afirma o arquiteto Gerson Dutra de Sá.

A bancada que apoia o tanque também pode se estender sobre a lavadora, criando uma área de suporte de roupas e produtos de limpeza. Os materiais mais indicados para esse balcão são as pedras naturais e as industrializadas, como silestone e corian, por serem impermeáveis e fáceis de limpar.

Contratar uma empresa especializada em móveis planejados ou um marceneiro que faça os módulos sob medida é também uma ótima pedida. Vale aproveitar cada cantinho e encher de armários , prateleiras, gavetões e nichos práticos. Não se esqueça de solicitar uma área interna maior para guardar baldes e aspirador de pó, e outra vertical para vassouras e tábua de passar.

Com a trena na mão

Os profissionais costumam trabalhar com algumas medidas de conforto. A área mínima para que tudo caiba sem muito aperto deve partir de 3 m². A altura do tanque pode ser calculada de acordo com a estatura de quem vai utilizar a área, mas a medida convencional fica entre 80 cm e 90 cm do piso.

Mesmo em pequenos espaços, medidas mínimas devem ser respeitadas para garantir a funcionalidade
Divulgação
Mesmo em pequenos espaços, medidas mínimas devem ser respeitadas para garantir a funcionalidade

Não se esqueça de reservar uma área livre de barreiras se a porta tiver abertura convencional – pense nisso na hora de instalar o varal, que também deve ficar longe da luz artificial que pode queimar as roupas.

A posição das janelas também deve ser levada em conta na hora de instalar os varais, pois a ventilação será fundamental para a secagem. Outro cuidado é em relação a altura dos armários . Eles não podem ficar muito elevados a ponto de dificultar a retirada de objetos de seu interior. E, se sobrar um espaço em um cantinho, vale projetar um armário vertical para guardar vassouras, rodo e tábua de passar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.