Saiba como garantir sensação de amplitude com esse recurso e inspire-se nos projetos

Acessório indispensável aos vaidosos, desde a Antiguidade, o espelho por muitos anos ficou restrito à paredes de banheiros e quartos apenas com uso funcional.

No entanto, nos últimos anos, conquistou diversos espaços dentro da casa e ganhou novas funções, transformando-se em um dos elementos mais procurados para transformar e ampliar ambientes.

Quem comprova isso é a Cebrace, uma das maiores produtoras de vidro do Brasil, que, nos últimos dois anos, obteve crescimento de 11% ao ano, nas vendas de espelhos.

Um dos elementos mais procurados para transformar e ampliar ambientes, o espalho é um ótimo aliado na hora de aumentar a sensação de amplitude da casa
Divulgação
Um dos elementos mais procurados para transformar e ampliar ambientes, o espalho é um ótimo aliado na hora de aumentar a sensação de amplitude da casa


Mais do que a função decorativa, o espelho também é um forte aliado na hora de trazer s ensação de profundidade a espaços pequenos . “Dependendo da forma como são usados, eles podem transformar ambientes apertados, deixando-os mais amplos e aconchegantes”, afirma o arquiteto Glaucio Gonçalves.

Veja como aproveitar melhor os espaços da casa

Porém, é preciso ter cautela para não confundir a visão e gerar incômodo às pessoas. “Muitos espelhos juntos podem acabar poluindo o ambiente, causando uma sensação estranha como a de estar em um labirinto”, afirma a arquiteta Estela Netto. Caso de se colocar um espelho na frente do outro ou em ângulos de 90º.

Iluminação e respiro
Outras funções dos espelhos nos projetos mais modernos é garantir luminosidade e trazer um pouco do verde da área externa para os ambientes. “Isso aumenta a sensação de paz e tranquilidade do lar”, afirma Golçalves.

O efeito da luminosidade também pode ser causado pelos móveis revestidos com espelho
Divulgação
O efeito da luminosidade também pode ser causado pelos móveis revestidos com espelho

Esse efeito também pode ser causado pelos móveis revestidos de espelhos, tendência bastante observada nas últimas duas edições da Casa Cor , principal mostra de decoração da América Latina. Mas, novamente, não exagere. Uma única peça espelhada é suficiente para trazer um brilho diferente ao cômodo.


Siga o Twitter do Delas e saiba como economizar espaços em ambientes pequenos

Serviço:

Cebrace

Glaucio Golçalves

Guardian Brasil

Estela Netto

Cadé Sadala

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.