Complexo arquitetônico tem o maior vão livre em concreto armado suspenso do mundo

A capital mineira ganhou mais um marco arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. A cidade, que já abrigava a Igreja da Pampulha, uma das mais célebres obras do arquiteto, conta agora com um centro administrativo com sua marca.

O projeto de Oscar Niemeyer tem o maior vão livre em concreto armado suspenso no mundo
Divulgação/Bruno Magalhães
O projeto de Oscar Niemeyer tem o maior vão livre em concreto armado suspenso no mundo
Inaugurada no dia 3 de março, a nova sede do Governo de Minas Gerais é composta por três edifícios: o Palácio Governamental e duas secretarias. O primeiro, com quatro pavimentos, tem o maior vão livre em concreto armado suspenso do mundo. São 147 metros de comprimento e 26 metros de largura. Mais uma prova da ousadia do mestre.

Sem nenhum apoio, o prédio foi construído sobre 30 pilares metálicos provisórios, que permitiram a realização da obra na ordem natural: do primeiro pavimento até a cobertura.

Com a retirada dos pilares, a sustentação ficou por conta de cabos de aço presos em vigas de concreto, apoiadas em dois pórticos paralelos.

Em cada um dos dois prédios curvos de 14 andares que abrigam as secretarias, destaca-se um pavimento central totalmente aberto, com paisagismo e linhas arquitetônicas próprias.

Sustentabilidade

Atento à necessidade de ter projetos sustentáveis, Niemeyer previu a captação das águas de chuva para irrigação dos jardins e diluição do esgoto sanitário. A previsão é que haja uma redução de 80% no consumo de água do complexo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.