Integração de áreas e utilização de todos os espaços ajuda a ganhar espaço

Uma jovem executiva desejava decorar seu primeiro apartamento. As convocadas para essa missão foram as arquitetas Rosa Tieppo e Elaine Gonzalez. Logo de cara, as profissionais se depararam com uma difícil tarefa: o imóvel tinha apenas 50 m² e seria preciso valorizar a área disponível.

“O local possui apenas um dormitório e um banheiro com função de lavabo. Para driblar a metragem enxuta, integramos cozinha e living, o que favoreceu a sensação de amplitude”, afirma Rosa.

Para o piso da casa inteira, as profissionais optaram por cimento queimado, material que apresenta um custo acessível (cerca de R$ 50 o metro quadrado), com detalhes feitos com pastilhas. “O acabamento foi usado até mesmo no banheiro e deu personalidade ao projeto”, conta.

Para driblar a metragem enxuta, integramos cozinha e living, o que favoreceu a sensação de amplitude
Divulgação
Para driblar a metragem enxuta, integramos cozinha e living, o que favoreceu a sensação de amplitude

Na parede da cozinha há um painel de ladrilhos hidráulicos. “Como não há divisórias, esse elemento oferece um colorido especial ao apartamento inteiro”, comenta. A pequena bancada funciona como apoio para as refeições e recebeu um tampo de madeira, mesmo material usado para compor o painel de TV.

Portas de correr feitas com vidro se encarregam de isolar o ambiente da lavanderia. “Esse sistema é perfeito para apartamentos enxutos”, alerta Rosa.

Aproveite o espaço superior das paredes

A decoração deveria ter um toque feminino. Espelhos com molduras variadas enfeitam a parede ao lado do sofá. “Todos foram garimpados durante passeios por São Paulo”, diz Rosa. Nichos redondos se encarregam de acomodar porta-retratos e lembranças de viagens da moradora.

Outro destaque, segundo as arquitetas, é o armário superior da cozinha. Elas optaram por revesti-lo com espelho cristal. “O efeito ficou do jeito que esperávamos e ainda ajuda a alongar o ambiente”, afirma Elaine. Suportes para as taças colocados no teto driblam a falta de espaço e dão charme ao projeto.

Serviço:

Tieppo & Gonzalez
Rua Joaquim Floriano, 888, conj. 809 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3854-5654

MiGCompLinks_C:undefined

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.