Arquiteturas surpreendentes trazem novo estímulo à hora da compra

Circular por lojas das regiões mais badaladas do Rio e de São Paulo há muito tempo deixou de ser um programa destinado somente às compras. Afinal, os projetos arquitetônicos de muitos destes espaços são verdadeiras obras-primas.

Projetadas por Marcelo Rosenbaum, as unidades da marca carioca Fábula, linha infantil da Farm, convidam à brincadeira.

Materiais rústicos e coloridos se transformam em araras em forma de tamanduás e árvores. Porta-acessórios mais parecem com macacos. E borboletas e cobras que servem de cabide, num verdadeiro espetáculo de puro encantamento para adultos e crianças.

A mesma linha lúdica foi usada na casa de 320 m² que abriga a loja Hip House, no Itaim Bibi. Ali é possível selecionar peças de vestuário infantil, enquanto as crianças se divertem no minijardim, na brinquedoteca, no ateliê de artes e na sala de palestras, todos com brinquedos educativos para entreter os pequenos.

“Tudo foi pensado para eles, desde a grama sintética e o piso vinílico próprios para brincadeiras, até a pequena bacia e a cuba não muito alta para eles poderem ir sozinhos ao banheiro”, afirma a arquiteta Giovanna Fanucchi .

A moderna loja conta com iluminação natural, garantida pelos ‘rasgos’ do teto, e tem um colorido que deixa qualquer criança sem vontade nenhuma de ir embora.

Linhas retas valorizam mobiliário moderno

Especializada em móveis e objetos de design, a loja paulistana Micasa, por exemplo, ficou ainda mais atraente após a inauguração do prédio anexo, batizado Volume B.

Projetado pelo arquiteto Marcio Kogan, o edifício nada mais é do que um cubo de 250 m² em concreto armado aparente, que forma um grande vão livre entre a loja com frente para a rua e o pátio dos fundos.

O ponto alto é justamente a beleza simples da arquitetura brutalista, que não desvia a atenção dos modernos móveis expostos. Segundo Mariana Simas, arquiteta que trabalhou no projeto junto a Kogan, a manutenção de elementos estruturais, como as ripas de madeira do molde, deixadas na estrutura das mesmo depois da cura do concreto valoriza e evidencia ainda mais o conceito da obra. 

Sobriedade e diversão nos projetos de Isay Weinfeld

Outro projeto que convida a entrar é o da Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim. A intrigante irregularidade de volumes suspensos criada por Isay Weinfeld não renega o clima intimista das unidades mais antigas – bem menores –, nem tira o foco dos livros distribuídos nas laterais. As prateleiras formam, inclusive, as portas pivotantes da entrada, já sinalizando que, ao passar por ali, o visitante viverá uma experiência cultural única.

Em meio às mais de 150 mil publicações, chama atenção a escada amarela que se desenrola pelo pé-direito duplo dos 2.500 m² da construção. Junto às pequenas pontes do mezanino, ela permite o acesso a todos os ambientes: auditório, revistaria, espaço para CD´s e DVD´s e café.

Do mesmo arquiteto é a Espaço Havaianas, no bairro paulistano dos Jardins. Ali, Weinfeld levou em conta sensações que experimentamos ao calçar as famosas sandálias: bem-estar, conforto e liberdade. A passagem da luz solar pelas claraboias que compõem o teto, a vegetação que circunda o local e a combinação de materiais que valorizam a cultura brasileira reforçam o jeito descontraído de o cliente se relacionar com a marca.

A ousadia vem desde a fachada horizontal de 12 metros, que convida os transeuntes a conhecer o platô com visão panorâmica para os 300 m² da loja. Outros pontos de destaque do projeto são o paredão em que os calçados formam um imenso arco-íris, o cilindro que comporta a coleção de bolsas e o display em quebra-cabeça.

Onde encontrar:

São Paulo/SP
Espaço Havaianas - R. Oscar Freire, 1.116 - Telefone: (11) 3079-3415
Hip House - R. Joaquim Antunes, 59 - Telefone: (11) 3081-3349
Livraria da Vila – Shopping Cidade Jardim - Av. Magalhães de Castro, 12.000 - Telefone: (11) 3755-5811
Micasa - R. Estados Unidos, 2.109 - Telefone: (11) 3088-1238

Rio de Janeiro/RJ
Fábula – Shopping Rio Design Barra - Av. das Américas, 7.777 - Telefone: (21) 3325-4400
Fábula – Shopping Rio Design Leblon - Av. Ataulfo de Paiva, 270 - Telefone: (21) 2511-5887

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.