Pintar o forro dos ambientes com tintas coloridas é uma forma moderna de dar um ar mais alegre à casa

A cor invadiu a casa e, aos poucos, começa a conquistar espaços antes dominados apenas pelo branco , como o teto. Escolher tonalidades que fogem do convencional oferece um ar jovem aos espaços e o efeito costuma ser surpreendente.

“Além disso, a solução é perfeita para quem quer renovar a casa , mas está com o orçamento apertado”, afirma a arquiteta Gabriela Marques. “Uma latinha de tinta e paciência para colocar a mão na massa resolvem tudo”, completa.

Antes de aplicar a ideia em seus projetos, Gabriela observou essa tendência em galerias de arte . “Achei uma solução bem interessante e mostrei para os clientes, eles adoraram”, conta.

A arquiteta Gabriela Marques elegeu amarelo cor para o corredor. A cor ajuda a alongar o ambiente
Divulgação
A arquiteta Gabriela Marques elegeu amarelo cor para o corredor. A cor ajuda a alongar o ambiente

As possibilidades de cores e combinações são variadas. No entanto, é preciso saber escolher o tom correto para cada cômodo . “Os escuros achatam o ambiente, pois fazem o pé-direto parecer mais baixo. Em contrapartida, são ótimos para garantir aconchego”, diz Elaine Delegredo, que trabalha com Luciana Correa no escritório Decorar Arquitetura.

Confira o significado e o efeito que cada tonalidade pode trazer para cada cômodo

Os mais claros ajudam a garantir amplitude. “É possível fugir do tradicional branco sem ousar muito. Os tons pastel são ótimas sugestões”, afirma Gabriela. Já os vibrantes são excelentes para quem deseja deixar os espaços descolados e alegres.

Vale apostar também em estampas . “Desenhos são sempre bem-vindos e dão personalidade ao local, principalmente em quartos de criança”, orienta Gabriela. Outra alternativa é aplicar tecido. “Os florais são ótimos e representam feminilidade”, completa.

Em todos os casos, é importante garantir harmonia nos cômodos. “A cor deve combinar com o restante do local. Analise os i tens de decoração e os móveis . Isso faz a diferença”, explica Luciana. Em seguida, basta deixar a preguiça de lado, colocar os pincéis e rolos de pintura a postos e dar novos ares à sua casa.

E cuidado para não se empolgar com a ideia e pecar pelo exagero. “Pinte apenas o forro. Não use a mesma cor nas paredes”, afirma Luciana. A sala pode receber cores neutras ou até mesmo vibrantes, desde que não pesem o espaço. “Passamos muito tempo no ambiente de estar, por isso, evite eleger alguma cor que possa cansar com facilidade, o que pode afastar suas visitas”, afirma Gabriela.

Acompanhe mais notícias no Twitter e Facebook do iG Delas

Serviço:
Decorar Arquitetura – Elaine Delegredo e Luciana Correa
Rua Manaus, 193 – Santo André (SP)
Tel.: (11) 4427-9782/8444-1337

Gabriela Marques
Tel.: (11) 7336-6856

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.