Luxo e conforto marcam a residência projetada por Roberto de Pace em Jundiaí

Valorizar os espaços amplos da área social com peças de design, que trouxessem além de beleza, conforto. Este foi o objetivo do arquiteto Roberto de Pace ao conceber o projeto da primeira residência a ser entregue pela Carfam Empreendimentos Imobiliários, no condomínio Veduta Residencial, em Jundiaí, interior de São Paulo.



Marcada pelo ecletismo, a casa conta com móveis de design contemporâneo e inspiração Art Déco, que aparece na esquadria frontal de ferro e vidro translúcido e nos gradis da escada do hall de entrada.

Com estrutura de concreto e guarda-corpo de ferro, a escada é revestida por mármore travertino estucado e bruto, assim como todo o piso da área social.

Design de peso

Na sala de estar, onde uma lareira foi estrategicamente construída pensando nas noites frias de inverno, peças de design assinado chamam atenção. Caso das poltronas de veludo dos norte-americanos Charles & Ray Eames, da mesa lateral do finlandês Eero Saarinen e da mesa de centro laqueada Bonte, criada pela designer italiana Cini Boeri.

Já na sala de jantar, onde impera a mesa de madeira resinada, cercada por 10 cadeiras assinadas por Mies Van Der Rohe, o arquiteto valeu-se do divã Barcelona, também do mestre alemão, para dividir o espaço com o bar.

“Queria um móvel moderno e informal, em que as pessoas pudessem se sentar e aproveitar”, afirma Pace.

Discretamente instalado em armários modulares em forma de cubo, da Adresse, o bar mais lembra uma escultura. “Os proprietários solicitaram um móvel fechado para abrigar as bebidas e eu gostei bastante do volume que o conjunto formou na parede.”

Conforto e descontração na área externa

Mas o ponto alto do projeto ficou mesmo com a área externa. Com bar, churrasqueira, pergolado e piscina, o espaço foi pensado para reunir a família e os amigos com conforto.

Na varanda, com colunas neoclássicas, a cobertura com painéis móveis permite a entrada da luz natural. Cadeiras de balanço presas ao teto e sofás completam o ambiente próximo à piscina em estilo neoclássico e à pergola, transformada em orquidário ao ar livre.

Logo ao lado, no deck feito com tábuas de ipê, duas elegantes espreguiçadeiras de fibra ecológica convidam ao banho de sol.

Soluções criativas nos quartos

A criatividade de Roberto de Pace também surge nos dormitórios. Nas duas paredes maiores do quarto do casal, um lambri de madeira camufla as portas de acesso ao closet e ao banheiro. “É um truque que deixa o quarto absolutamente limpo, além de conferir conforto e aconchego”, diz o arquiteto.

De Pace ainda aproveitou espaço amadeirado para criar algumas gavetas funcionais. Uma mesa Saarinen, com tampo de mármore de Carrara, e um espelho veneziano completam a decoração, iluminada por lâmpadas dicróicas embutidas no gesso do teto.

No quarto do jovem filho do casal, a opção foi por priorizar o estilo moderno e despojado, com predominância do branco. Para sair da monotonia, um conjunto de frases selecionadas pelo adolescente foram posicionadas na parede em forma de adesivo, dando mais personalidade ao quarto. Ao lado, as prateleiras desalinhadas dão a ideia de movimento.


Serviço:

Adresse
Rua João Pedro Roquetti, 96 - São Bernardo do Campo (SP)
Tel: (11) 3907-5414

Carfam Empreendimentos Imobiliários
Rodovia João Cereser, km 65,5 - Jundiaí (SP)
Tel: (11) 4521-3382

Roberto de Pace
R. do Retiro, 432, cj 33 - Jundiaí (SP)
Tel: (11) 4586-6519

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.