Evite que sua casa fique debaixo d'água

11 dicas para evitar problemas com o excesso de chuva

Juliana Bianchi, iG São Paulo

Com o volume de chuvas ultrapassando todos os recordes para o período, algumas medidas devem ser tomadas para proteger sua casa das inundações e tragédias decorrentes das enchentes. Confira abaixo 11 dicas para evitar futuros problemas com o excesso de água.

Ação de emergência
1- Limpe as calhas e demais canais de vazão da chuva. Galhos e folhas acumulados podem entupir os ralos e represar a água.

2- Desobstrua os bueiros e bocas de lobo próximos de sua casa. Este serviço é obrigação da rede pública, mas não custa ajudar.

3- Não jogue lixo na rua ou deixe os sacos acumulados na calçada. Eles podem ser arrastados e contribuir para o entupimento das redes de esgoto.

4- Verifique o telhado. Sujeira em excesso, telhas desencaixadas ou quebradas são sinais de goteira.

Plano de prevenção

1- Quando for construir sua casa, analise o grau de declividade do terreno e a proximidade de áreas de risco - beira de rios, córregos ou morros onde já tenham ocorrido deslizamentos. Pesquise cuidadosamente o histórico da região e sua bacia hidrográfica. Muitos rios e córregos foram canalizados e não podem mais ser localizados visualmente. Entretanto, em caso de muita chuva, a água escoará naturalmente para esses pontos, o que poderá gerar alagamentos.

2- Se a casa estiver em um declive , construa muros de arrimo para dar maior estabilidade e evitar deslizamentos.

3- Em áreas de rios e córregos, construa a casa a, pelo menos, 30 metros de distância das margens para facilitar a drenagem. Nesses casos, edificações sobre palafitas ou com laje acima do nível do solo também são indicadas caso haja transbordamento.

4- Instale drenos e canaletas ao redor da casa para desviar a água da chuva para uma área distante ou para um reservatório.

5- Nas áreas externas, não impermeabilize o solo com cimento. Se possível, mantenha uma área verde no terreno e opte por pisos drenantes , que ajudam no escoamento da água.

6- Caso o terreno já seja muito impermeabilizado, construa “piscininhas”, para reter a água da chuva. Desta forma, ela poderá ser reaproveitada e não causará estragos.

7- Instalar uma manta de alumínio logo abaixo do telhado ajuda a conter e direcionar as águas para a calha, caso elas passem pelas telhas.

    Leia tudo sobre: deslizamentoalagamentochuvainundação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG