Ausência de paredes, estante vazada e uso do branco ampliam espaços em apartamento de 32 m²

Prova de que a metragem reduzida pode ser um prato cheio para a criatividade dos arquitetos, o apartamento de 32 m², em Curitiba, traz uma série de soluções para aumentar a sensação de amplitude. Tudo para atender as demandas da intensa vida social do publicitário que adquiriu o imóvel.

As paredes aparecem apenas para isolar o banheiro do restante da residência. Para a arquiteta Fernanda Marques, da Smart Décor, responsável pelo projeto, existe uma demanda por este tipo de imóvel, em que a integração dos espaços é prioridade, principalmente entre profissionais liberais que vivem sozinhos.

Além da ausência de paredes, a estante vazada que separa o espaço de dormir da área de estar também “amplia” o imóvel. A peça, em laca branca, serve ainda como balcão de refeições - em uma extremidade -, e bancada de estudos , na outra. Para que o morador pudesse assistir televisão da cama ou do sofá, a arquiteta optou por uma base giratória para a TV. “Ao mesmo tempo em que a estante divide os ambientes, ela também os une”, afirma a profissional.

A cama baixa com o estofado em suede faz do quarto uma extensão da sala quando o morador recebe visitas. “O cliente queria flexibilidade máxima”, diz Fernanda. A arquiteta conta ainda que ter uma obra de arte “ultramoderna” ao lado da cama era um dos desejos do proprietário. Daí a presença da moldura com uma imagem digital sobreposta por tintas e desenhos.

Uma outra tela se destaca na entrada da casa. Apoiada no piso e na parede, traz à tona uma tendência que tem sido muito utilizada como solução de efeito, mas que, segundo Fernanda, não pode ser usada indiscriminadamente. “É preciso garantir a integridade das obras, adotando algum tipo de fixação, inclusive no chão.”

Assim como o uso de espelhos, a opção pelo branco é artifício para “aumentar” a casa. Além da estante, ele também dá o tom da cozinha, aparecendo na bancada de mármore e nos armários de laminado melamínico. Luminárias de teto para iluminação geral e pontual (sobre a bancada) garantem um brilho extra.

Serviço:

Smart Decor by Fernanda Marques

Tel: (11) 3848-3456

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.