A cozinha tomou conta da casa e hoje ela é o centro das atenções

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508108675&_c_=MiGComponente_C

Você sonha com aquelas cozinhas enormes, cheias de utensílios modernos? Pois saiba que a sua cozinha, mesmo pequena, pode virar uma super vedete do lar.

Dê atenção especial ao posicionamento do fogão, da geladeira e da pia. Essa combinação deve ser perfeita, de forma que você possa abrir as portas sem ter que fazer grandes manobras.

Aramados avulsos (foto) podem resolver um problemão! Eles fazem muito bem o papel de lixeiras, porta panos, porta temperos e etc.

Deixe sua área de trabalho bem livre. Para isso, acomode os eletrodomésticos (como forninhos, torradeiras e cafeteiras) sobre prateleiras, numa altura confortável. A área de trabalho deve ser de um material resistente e que não manche. Também não pode ser poroso, por isso eu recomendo o granito. Existem granitos de vários tipos, escolha o que mais combina com sua cozinha.

Uma boa iluminação é fundamental. Um lustre no meio do teto pode não dar conta. O ideal é ter spots embutidos sob os armários superiores ou lâmpadas fluorescentes.


Mariana Cecchini é arquiteta e urbanista pela FAU-USP, com certificados em lighting design e hotelaria e especialista em reformas e projetos de interiores. Possui escritório próprio em São Paulo desde 1998. Clique para entrar no site da Mariana .

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.