No centro do Rio, sótão de casarão multiuso ganha ares de loft

Um casarão do século 18, no topo de uma ladeira na região central do Rio de Janeiro, com áreas amplas e conforto de sobra.

Assim é o lar, com vista para o mar e charme garantido, da administradora Joana Mendes. “Cresci na Zona Sul, mas há recompensas incríveis de morar aqui, como abrir a janela e avistar a Baía da Guanabara”, conta.

Quando casou, ela e o marido decidiram viver na residência que foi dos avós dele. “Além da região ser linda, ainda temos inúmeras facilidades, como transporte público e diversas atrações culturais.”

O sobrado é tão espaçoso que abriga também um Centro Cultural, intitulado Casa da Glória, onde acontecem ensaios de teatro, dança e exposições. “Meu marido, João, aproveitou para abrir sua produtora por aqui e ficar perto (bem perto!) do trabalho”, diz Joana.

Com tantas atividades realizadas no local, o casal teve de reservar o sótão para morar. “Fizemos uma reforma e criamos um espaço lindo, parece um loft.” Recentemente, eles ainda tiveram de planejar um quartinho especial para um novo e ilustre morador, o pequeno Vicente, de três meses.

Para decorar a morada, a administradora apostou no reaproveitamento. Cadeiras antigas receberam novos estofados, poltronas foram compradas em brechós e ganharam materiais diferentes. Sem contar os móveis, que agora possuem tonalidades vibrantes.

Na copa, destaque para duas telas do artista plástico Rafael Dória. Um dos seus cantinhos favoritos é o quarto de hóspedes. “Quando não temos visita, uso como meu segundo escritório. A vista da varandinha é especial. Dá de cara para uma árvore com mais de 200 anos, uma delícia”, ressalta. De tanto dar novos ares às peças, Joana teve uma ideia: criar uma marca de móveis repaginados. E o nome não poderia ser mais sugestivo: Lá na Ladeira. O showroom, claro, fica na própria casa.

Serviço

Lá Na Ladeira
Ladeira da Glória, 98 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 4141-9157

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.