Especialistas ensinam truques fundamentais para valorizar a metragem disponível

Um pequeno corredor otimiza a circulação e o pufe central ajuda nas trocas de roupa
Divulgação
Um pequeno corredor otimiza a circulação e o pufe central ajuda nas trocas de roupa
Acompanhe as dicas: Organização faz diferença

Quem foi que disse que em apartamentos pequenos é impossível ter um closet ? Com alguns truques inteligentes é possível aproveitar aquele cantinho esquecido no quarto ou transformar uma área sem muito uso. “Mas antes de tudo é importante saber quais são as suas necessidades, o que você pensa em armazenar no local e a quantidade de peças que irá guardar”, afirma a arquiteta Marina Conde.


Porém, é imprescindível seguir à risca algumas medidas mínimas para garantir a funcionalidade . “Será preciso 62 cm de profundidade para os cabides e um espaço de circulação de, pelo menos, 70 cm”, diz a profissional. Em casos de reforma, as paredes de drywall são as mais indicadas para delimitar as áreas. “São mais finas e oferecem instalação fácil, sem sujeira”, explica Rosa Tieppo, do escritório Tieppo&Gonzalez.

Depois de eleger o lugar ideal, chega a hora de colocar em prática alguns truques infalíveis para fazer a metragem render. “Uma delas é optar por portas de correr , o que libera centímetros preciosos”, diz o arquiteto e designer de interiores Gerson Dutra de Sá.

Divulgação
Aproveite os mínimos espaços do apartamento para criar um closet
Os espelhos também são grandes aliados. “Escolha a parede central para acomodá-los. Dessa forma, o reflexo causará a tão desejada sensação de amplitude”, indica a arquiteta Jóia Bergamo. Os vidros são recomendados para compor o projeto. “Eles conferem leveza e ainda permitem que todos os itens fiquem à vista, o que facilita na organização”, completa.

A disposição do mobiliário é outro quesito imprescindível e faz toda a diferença. “É mais recomendado colocar armários e prateleiras em L ou paralelos, isso permite um manuseio das peças”, explicam Rosa e Elaine. Pequenos nichos e divisões internas inteligentes facilitam a vida que quem vive em áreas reduzidas. “Existem ferragens que se adaptam a cantos que você nem imagina, o que ajuda a aproveitar aquela área perdida. Eles acomodam gravatas, cintos e acessórios em geral”, diz Dutra de Sá.

Gavetas de diferentes tamanhos também não podem faltar. Reserve uma para bijuterias, outra para produtos de beleza e as demais para as roupas. Afinal, organização sempre é bem-vinda. “Se a bagunça tomar conta, não tem jeito, a área irá parecer menor do que realmente é”, diz Jóia.

Um truque básico é pintar as paredes de branco . “A cor valoriza a metragem e ainda auxilia na hora de escolher a roupa”, ressalta o arquiteto.

Serviço:
Gerson Dutra de Sá
Avenida Pavão, 955, conjunto 13 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 5044-2830

Jóia Bergamo
Rua Helena, 285, conjunto 124 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3045-5812

Marina Conde
Rua Tabapuã, 888 - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3078-5648

Patrícia Anastassiadis
Rua Ceará, 436 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2182-7400
Rua Nilo Peçanha, 50, conjunto 403 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 3553-6230

Tieppo e Gonzalez
Rua Joaquim Floriano, 888, conjunto 809 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3854-5654

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.